AtualidadesEmpreendedor

Novo comportamento do consumidor após 2020

Postado em: 22 de Abril de 2020 às 16:50 Por Redação

Pesquisas identificam as mudanças no comportamento do consumidor brasileiro

Há poucas certezas nesse conturbado período em que vivemos, mas um dos poucos consensos é que, depois de 2020, os hábitos de compra não serão os mesmos. Ainda é impossível mensurar a profundidade das mudanças, mas algumas pesquisas ajudam a nortear os empreendedores sobre o novo cenário.

Pesquisa desenvolvida pela Nielsen identificou algumas tendências de consumo com o surgimento e propagação do vírus. Baseado no aprendizado com outras epidemias – como, por exemplo, o SARS em 2002 - foi possível observar comportamentos similares em diferentes mercados.

O estudo identificou seis etapas do comportamento do consumidor. Do aumento na procura de produtos de saúde e higiene, o crescimento na preocupação em abastecer a despensa para o período de isolamento social, até as mudanças de hábitos causados pela vida restrita no retorno a rotina.

Academia Assaí - Mudança nos hábitos dos consumidores
Fonte: Nielsen

Em um país com dimensões continentais como o Brasil, diferentes regiões enfrentam etapas distintas no comportamento do consumidor. Esse período de transição é um desafio enorme para empresas, prestadores de serviço e consumidores. Por esse motivo, o empreendedor precisa observar como a população reage a cada nova etapa, para estabelecer uma estratégia capaz de preparar a sua empresa para o futuro. 

Hábitos de higiene

Logo após os primeiros casos da epidemia no país, as pessoas correram para o mercado para comprar produtos essenciais e se preparar para o período de isolamento. Além de itens de alimentação, os produtos de higiene e limpeza ganharam grande destaque.

É o que demonstra a pesquisa recente da Opinion Box realizada na última semana de março. Nela 45% dos entrevistados relataram aumento no consumo de produtos de limpeza e 43% dos itens de higiene pessoal. Os dados refletem os cuidados recomendados pelos órgãos oficiais de saúde, como lavar as mãos, higienizar a casa e os alimentos. 

Mesmo quando as pessoas saírem do isolamento, os hábitos de higiene ainda serão mantidos. As pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina ainda caminham em passos curtos, deixando evidente o cuidado permanente com os protocolos de higiene.

Para os empreendedores, além de manter a atenção com a higiene, vai ser necessário esclarecer quais cuidados serão necessários serem adotados para estabelecer uma relação de confiança com o cliente.

Consumo saudável

Além dos cuidados redobrados com a higiene, ficou evidente a necessidade de manter uma alimentação saudável para manter uma boa imunidade. É importante, sobretudo, ingerir alimentos de alta densidade nutricional, ricos em vitaminas e minerais.

Uma pesquisa da Kantar sobre o comportamento do consumidor brasileiro no último mês identificou que quase metade dos entrevistados tem a intenção de elevar compra de alimentos saudáveis, nutritivos ou frescos. Os dados revelam que 27% consideram comprar mais alimentos saudáveis e nutritivos, enquanto 21% pretendem adquirir mais produtos frescos.

Esse novo comportamento revela incontáveis benefícios para sociedade. Para quem atua no ramo alimentício, o novo hábito impulsiona negócios voltados à alimentação saudável.

Minimalismo

Desempregados ou com o salário reduzido, muitas pessoas diminuíram o poder de compra. Consequentemente, as empresas e profissionais liberais sentem o impacto dessa transformação. Não há como negar, de alguma maneira, todos são afetados.

Frente a esse cenário, os consumidores precisam tomar a decisão de não comprar, comprar menos ou consumir produtos similares. Para tomar essa decisão, vai ser necessário esclarecer o que é supérfluo na vida. Com o tempo, aprende-se a viver sem algumas coisas que antes eram consideradas indispensáveis.

Com base em dados do mercado chinês, onde o pior momento já passou, uma pesquisa da Kantar aponta a expectativa que novas atitudes e comportamentos irão permear as relações de consumo. Após tempos difíceis, o estudo aponta a redução de gastos desnecessários, além da busca por prazeres instantâneos e a valorização de momentos que não podem ser comprados.

Por este motivo, estratégias de marketing voltadas a experiência do consumidor podem fazer a diferença no resultado da empresa. É necessário ir além do produto, para humanizar as relações de consumo, conectando pessoas com empresas.

O Brasil tem um longo caminho pela frente para enfrentar a doença. Problemas antigos somam-se aos novos desafios para manter a produtividade de empresas dos mais diversos segmentos. 
É importante ficar atento com as expectativas dos consumidores em um cenário impensável e estar pronto para superar as adversidades que ainda vão surgir em um futuro próximo.

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Patrocinadores Master

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Predilecta patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Vigor patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Mococa patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Bunge patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí