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Aprenda a ter um comportamento empreendedor de sucesso
Postado em: 24 de Julho de 2019 às 16:04 Por Redação
Pesquisas da Universidade Harvard indicam as características e habilidades mais comuns em empreendedores de sucesso. Confira!
Você, que é dono do próprio negócio ou que deseja empreender em um futuro próximo, já se perguntou quais são suas principais habilidades, isso é, quais são as características que o fazem vencer e o motivam para ser um empresário de sucesso?
Uma pesquisa recente da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, estudou as habilidades e as competências mais comuns em pessoas com perfil empreendedor. Para isso, os pesquisadores fizeram uma pré-avaliação com 1.300 ex-alunos da instituição e, em seguida, uma avaliação 360 graus para coletar dados com foco na questão comportamental dos participantes.
Por meio dessa análise, o estudo encontrou habilidades e atributos comuns em empreendedores: identificação de oportunidades; visão e influência; conforto com incerteza; motivação de equipes; tomada de decisão eficiente; construção de redes; colaboração e orientação da equipe; gestão de operações; finanças e gestão financeira; e vendas.
No entanto, David McClelland, psicólogo e pesquisador também pela Universidade Harvard, já havia estudado as características comportamentais do empreendedor (CCEs) ainda na década de 80. Esse trabalho durou três anos e envolveu dados de mais de 30 países. “Para David McClelland, todo mundo tem uma motivação interna para melhorar. Essa ‘motivação para a ação’ seria dividida em três categorias motivacionais: realização, afiliação e poder (Teoria de R.A.P. ou Teoria das Necessidades Adquiridas)”, explica o consultor do Sebrae/MG, Rafael Tunes Fonseca.
Rafael ainda aponta que “além dessas categorias, o estudo gerou diversas competências, que foram sintetizadas em dez características comportamentais do empreendedor. O interessante dos dois estudos de Harvard é que eles trazem comportamentos mais contemporâneos, alinhados a empreendedores que já atuam na nova economia, além da economia tradicional. Faz um recorte entre fundadores e não fundadores de negócios”.
Confira a seguir as principais características levantadas pelos pesquisadores que indicam as principais habilidades de pessoas que possuem o famoso “espírito empreendedor” (os itens que estão presentes nos dois estudos, mas com nomes diferentes, foram agrupados).
Busca de oportunidade e iniciativa
Capacidade de se antecipar aos fatos e criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Corresponde a uma atitude proativa, de sempre buscar possibilidades de expansão e de aproveitar oportunidades incomuns para aplicar nos negócios.
Persistência
Habilidade de enfrentar todos os obstáculos na busca pelo sucesso. O empreendedor que possui essa característica não desiste diante de obstáculos, mas reavalia e insiste ou muda seus planos para superar desafios, esforçando-se acima da média para atingir seus objetivos.
Comprometimento
Característica que envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e grande dedicação aos clientes. O empreendedor mantém suas promessas, não importa quais sejam as adversidades, simplesmente pelo compromisso que tem com tudo o que envolve o negócio.
Exigência de qualidade e eficiência
Disposição para fazer sempre mais e melhor. É a característica de melhorar continuamente seu negócio, seus produtos e/ou serviços, criando procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade, satisfazendo os clientes e superando suas expectativas.
Tolerância a riscos
Nessa situação, o empreendedor não sente grandes desconfortos ao assumir riscos calculados e desafios, respondendo por eles. A postura é sempre de avaliar alternativas para tomar decisões, buscar reduzir as chances de erro e aceitar desafios moderados com boas chances de sucesso.
Estabelecimento de metas
Essa é, talvez, a competência mais importante, porque nenhuma das outras vai funcionar sem ela. O empreendedor com essa habilidade consegue estabelecer claramente objetivos para a empresa, sejam em curto, médio ou longo prazo (com datas predefinidas).
Busca por informações
Essa característica envolve a capacidade de atualização constante quanto a dados e informações relevantes ao negócio (mercado de atuação, clientes, fornecedores, concorrentes, entre outros).
Planejamento e monitoramento sistemáticos
Envolve a responsabilidade pela organização de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos e acompanhamento constante, a fim de que os resultados possam ser medidos e avaliados.
Persuasão e rede de contatos
Esse comportamento engloba o uso de estratégias para influenciar e persuadir pessoas e o bom relacionamento com pessoas-chave, que possam ajudar a atingir os objetivos do negócio.
Independência e autoconfiança
Autonomia para agir e manter sempre a confiança no sucesso. O empreendedor com essa característica é otimista e determinado, mesmo diante de adversidades, e transmite confiança nas próprias capacidades.
Tomada de decisões eficientes
A efetiva tomada de decisões é uma necessidade diária e, muitas vezes, precisa ser feita a partir de poucas informações. O empreendedor que conta com essa habilidade possui visão e sentimento privilegiados para fazer escolhas, absorvendo tanto o bônus quanto o ônus.
De todos os itens, Rafael Tunes destaca três: persistência, estabelecimento de metas e autoconfiança. “É por meio da visão do empreendedor que tudo se torna possível. A partir da visão, é preciso definir aonde se quer chegar, tendo em mente metas claras e objetivas. E, em um cenário dinâmico, normalmente cercado de desafios e dificuldades, a autoconfiança estabelece uma crença pessoal de que não há nada impossível de ser alcançado. É uma questão de ‘como e quando chegar lá’, mas a rota já está traçada”, finaliza.
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