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Dia das mães em quarentena: como negócios de alimentação se adaptaram
Postado em: 08 de Maio de 2020 às 11:56 Por Redação
Para muitas famílias, a tradição de almoçar fora no domingo do Dia das Mães é sagrada. Mas, em tempos de isolamento social, é preciso repensar a comemoração da data.
De olho nesse cenário, muitos estabelecimentos de alimentação se adaptaram para oferecer as refeições – desde café da manhã a almoço e café da tarde – por delivery, proporcionando a melhor experiência possível dentro dos limites impostos pelo momento.
Como adaptar seu negócio para o dia das mães em tempos de quarentena
O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio, mas também uma das mais desafiadoras em meio à crise sanitária.
Por isso, é preciso se reinventar e buscar formas de atender às necessidades e aos desejos das mães e dos filhos que querem homenageá-las.
Veja a seguir algumas dicas de microempreendedores que adaptaram seu negócio para o Dia das Mães em tempos de pandemia.
BRIGADERIA FINO DOCE
Um desses exemplos é a brigaderia Fino Doce, localizada em Vitória, no Espírito Santo.
O empreendimento é gerenciado pela Eliane Eler junto com as três filhas: Patrícia, Larissa e Vanessa. A família iniciou a brigaderia em dezembro de 2015, e tem como ponto forte a produção de bolos e doces.
O leque de produtos é farto: são bolos (recheados ou caseiros), biscoitos amanteigados, brigadeiros (gourmet e tradicionais), brownies, tortas salgadas, empadão e sanduíches.
Como boa parte das vendas estão atreladas a eventos, a redução da demanda foi bastante forte a partir do início do isolamento social. A saída foi se adaptar para superar o momento:
“Com a pandemia, nós criamos minibolos de 800 gramas, bolos caseirinhos menores e kits com um pouquinho de cada produto para os clientes consumirem em casa. Começamos a divulgar os kits para as famílias que estão em casa tomarem seu café da manhã e café da tarde”, conta Eliane.
Próximo ao Dia das Mães, a família empreendedora apostou na criação de dois kits especiais de café da manhã ou da tarde – que podem ser para apenas uma pessoa ou para duas ou mais – com diversos produtos e serviço de entrega já incluído. Cada kit é composto por brigadeiros, bolo caseiro ou cuca, cupcake, muffin, pão de sal, suco de uva integral, mistura para cappuccino, geleia artesanal e frios.
“Estamos entregando esses kits desde o final de semana anterior ao Dia das Mães, já que alguns clientes optaram por enviar o presente antes da data oficial. Nós combinamos um horário de entrega com o cliente e deixamos o kit na casa das mães com um cartãozinho nosso e alguns dizeres que os filhos quiserem acrescentar”, afirma a empreendedora.
A ideia foi um sucesso! A brigaderia começou a receber encomendas dos kits no dia 27 de abril, e pouco depois, no dia 03 de maio, teve que encerrar os pedidos por ter esgotado a capacidade de produção da equipe.
Kit de café da manhã para o Dia das Mães oferecido pela brigaderia Fino Doce
RESTAURANTE CASA DA ILHA
Outro estabelecimento capixaba que apostou em criar um cardápio especial para a data é o restaurante Casa da Ilha, localizado no bairro Ilha de Santa Marta, na capital do estado.
Com a modalidade delivery sendo responsável por apenas 5% das vendas do restaurante de self-service, fundado em 2011, o casal proprietário do negócio – Amanda Muniz e Fabiano Muniz – identificou a oportunidade de aumentar as vendas criando cardápios especiais e personalizados para o Dia das Mães.
Há quatro combos pré-selecionados que servem até seis pessoas. Porém, é possível montar o próprio pedido selecionando cada item e quantidade desejada para grupos menores ou até mesmo em casos em que a mãe almoçará sozinha.
“Estamos tentando nos reinventar nesse momento difícil e encontramos no Dia das Mães, uma data tão especial, uma oportunidade de oferecer refeições por encomenda. Temos vários clientes encomendando os combos, mas muitos também estão recorrendo às porções menores, normalmente filhos que não vão conseguir estar junto com as mães devido às restrições de saúde, mas vão presenteá-las com um almoço especial”, conta Amanda.
“Nosso delivery nunca foi nosso forte. Agora estamos trabalhando para intensificar esse serviço”.
Amanda e Fabiano, casal proprietário do restaurante Casa da Ilha
RESTAURANTE VERDINHO
O Restaurante Verdinho, que conta com duas unidades em Belo Horizonte – apenas uma delas em funcionamento desde o início da quarentena –, também enxergou na data comemorativa uma possibilidade de explorar o delivery. O restaurante, que soma 17 anos de atividade, sempre teve uma movimentação muito grande no almoço do Dia das Mães. Com a necessidade de se reinventar, este é o primeiro ano em que o estabelecimento oferece um cardápio especial do Dia das Mães para entrega em domicílio.
“Até o começo do isolamento social, atendíamos sempre no almoço com buffet por quilo, e no jantar, com menu a la carte. Nossos pontos fortes são a variedade de opções no cardápio e o relacionamento muito próximo com os clientes. Sem poder contar com isso, passamos a criar cardápios mais acessíveis que mudam toda semana e a atender por delivery durante todo o dia, até as 22h. Mesmo assim, com custos fixos altos, tivemos que buscar outras alternativas, e uma delas foi criar um cardápio especial do Dia das Mães para entrega”, conta a sócia-proprietária Soraya Carvalho.
“Já contamos com um grande número de pedidos para o almoço de domingo. As porções serão enviadas separadamente para facilitar a higienização e permitir que nosso cliente retire os alimentos das embalagens e monte as mesas como preferir, para que o almoço seja ainda mais especial”, destaca Soraya.
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