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Dia dos Pais oferece oportunidade para fidelizar clientes
Postado em: 06 de Agosto de 2019 às 16:18 Por Redação
Uma das datas mais esperadas do ano é uma boa estratégia para fidelizar clientes
Datas comemorativas são uma ótima oportunidade para aumentar as vendas no comércio e em serviços. E o Dia do Pais está entre as mais importantes no Brasil. Diante de tamanho potencial, além de ampliar a comercialização de produtos, os empreendedores podem aproveitar a chance para fidelizar clientes.
Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais mostra que 57% dos entrevistados têm intenção de presentear os pais neste ano.
A ideia principal da fidelização é encantar o cliente, melhorar a experiência de compra e torná-lo engajado com a proposta dos produtos e serviços adquiridos. Tudo para aumentar as chances de que ele retorne e consuma novamente. Confira as 7 melhores práticas para fidelizar seus clientes no seu restaurante:
Invista em bom atendimento
O atendimento da sua empresa é diferenciado? Ou é feito só o “feijão com arroz”? Saiba que oferecer uma boa experiência é obrigatório e já deixou de ser um fator competitivo há muito tempo. A questão é que, para agradar a seus clientes, você também precisa investir nos seus colaboradores.
Profissionais engajados e motivados são fundamentais para o bom atendimento aos clientes. Além disso, eles também devem ser treinados e conhecer o cardápio e a política do seu restaurante. Dessa forma, é possível alcançar a excelência.
Nesse momento, é importante treinar os colaboradores a respeito do atendimento adequado.
Junto a isso, capacite os colaboradores para que eles compreendam diversos tipos de solicitações. É necessário entender as diferenças entre vegetarianos, veganos, ovolactarianos, intolerantes à lactose e ao glúten, etc. Assim, os clientes sabem que podem contar com o seu restaurante e que ali é saudável e seguro — um ponto forte de fidelização.
Tenha um cardápio atrativo e sirva comida de qualidade
Sabe aqueles locais que oferecem menus degustação e/ou pratos diferenciados? Eles apostam nos cardápios para atrair clientes. Esse é mais um ponto de fidelização dos clientes — portanto, empregue esforços para isso.
Tenha em mente que seu negócio é a comida. Por isso, ter bons profissionais de cozinha, que fazem produtos de qualidade e com boa apresentação, é essencial. Mais que isso, toda a equipe precisa estar preparada para agradar ao consumidor e atender às suas sugestões.
Na hora de montar o cardápio, considere o tipo de restaurante que você tem. Se é um buffet, coloque opções saudáveis e uma boa oferta de saladas.
Vale a pena ainda considerar o layout do cardápio oferecido ao cliente. Use cores compatíveis e adequadas ao seu restaurante. Coloque imagens de qualidade e que chamem a atenção dos clientes. Assim, eles sempre voltarão para experimentar outro prato.
Faça promoções
Sabe os pratos mais pedidos no seu restaurante? Faça promoções deles para fidelizar os clientes. Aqui, vale oferecer um desconto ou fazer combos com bebidas ou sobremesas. Dar um presente no aniversário do cliente também é válido.
A atenção recai sobre a melhor promoção para os seus clientes. Nesse momento, considere seus hábitos de consumo. Avalie ainda os dias estratégicos para oferecê-las, especialmente as que envolvam os pratos que têm menos vendas. Desse modo, você mantém um fluxo constante de pessoas.
Por fim, pense ainda em estratégias de divulgação das promoções. Insira posts nas suas redes sociais, coloque displays nas mesas e informativos próximos dos caixas, informe pessoalmente aos clientes na hora de pagar e o que mais você achar necessário.
Implemente um programa de fidelidade
Incentivar seu cliente a voltar sempre ao seu restaurante é a prerrogativa máxima da fidelização. Para isso, uma boa dica é usar os programas de fidelidade. Existem diferentes modelos — e você pode escolher aquele que achar mais adequado ao seu negócio.
Uma possibilidade são os cartões de fidelidade. Basta fazer o do seu negócio, personalizado, e oferecer aos clientes. A cada refeição, é inserido um carimbo. Ao completar a “cartela”, o consumidor recebe um prêmio, como uma refeição ou bebida grátis ou, ainda, um desconto significativo.
Você também pode inovar e oferecer 5% de redução no valor da conta ao cliente que fizer check-in no Facebook ou se cadastrar no site ou até entregar um cupom de desconto para a próxima visita.
Outra dica é oferecer uma viagem a outro país e usar o programa de fidelidade como pontuação para se candidatar ao sorteio. De toda forma, vale a pena pensar em recompensas de curto prazo, porque elas costumam atrair mais.
Além disso, evite perturbar o consumidor. A ideia é facilitar o processo. Por isso, vale a pena usar um modelo de pontuação online, a fim de evitar a potencial perda de um cartão físico.
Crie um bom ambiente
Com certeza, você já foi a restaurantes em que se sentiu bem e outros em que não gostou do local. O ambiente é a primeira impressão — e esse é um ponto importante para a fidelização dos clientes.
Para criar uma boa imagem, invista em uma decoração positiva, que transmita os valores do seu restaurante e sua proposta, seu atendimento e o tipo de cozinha. Assim, se a comida é temática — por exemplo, mexicana —, crie um ambiente com o mesmo viés.
Se a ideia é atrair um público de alta renda, aposte em um local com requintes de luxo, como um lustre bonito, cadeiras e mesas de alta qualidade, etc. Por sua vez, se a comida é caseira, fazer do seu restaurante uma casa confortável, que lembre a das avós, é uma boa pedida.
Perceba que a decoração atrai mais que os olhos. Ela também influencia a percepção pelo cheiro e sabor, assim como traz à tona sentimentos e sensações. É assim que você oferece mais que uma refeição e cria, de fato, uma experiência.
Aposte na força do relacionamento para fidelizar os clientes
Todos os fatores apresentados até agora ajudam a fortalecer o relacionamento com os clientes. No entanto, para fidelizá-los, é preciso automatizar processos e garantir a lembrança de todos os detalhes importantes.
Como fazer isso? A resposta está na tecnologia. Um software de gestão de relacionamento com os clientes (CRM) é uma ferramenta indispensável para melhorar a experiência e conhecer os hábitos de consumo. Para isso, basta anotar os detalhes de cada consumidor e registrar todas as comunicações.
Com o tempo, o CRM se torna um repositório de informações valiosas, que ajudam a definir estratégias e fazer mudanças acertadas no seu negócio. Por exemplo, com a ajuda desse sistema, você identifica se há pedidos por uma comida mais saudável ou vegetariana. Ao mesmo tempo, verifica sugestões e reclamações.
Todos esses detalhes ajudam a definir o que fazer. Ao mesmo tempo, você entra em contato com o cliente nos seus aniversários, quando fizer uma promoção, tiver alguma reformulação de cardápio, etc., a fim de fornecer descontos, informá-lo e convidá-lo a voltar.
Aceite feedbacks — e solicite-os!
Você só saberá o que melhorar no seu restaurante se contar com os feedbacks dos clientes. Ao perceberem que você solicitou ou deu atenção às reclamações e ainda fez os ajustes necessários, a tendência é que os consumidores sejam fidelizados. Afinal, todos gostam de perceber que sua opinião é importante.
Fortalecer os pedidos de feedback e manter um canal aberto e direto de diálogo são ações essenciais para ter esse retorno. Portanto, deixe pesquisas de satisfação próximas ao caixa, disponibilize e-mails para reclamações e esteja disposto a conversar quando necessário.
Tenha em mente que esses retornos são excelentes para saber em quais aspectos o treinamento deve focar. Além disso, ajudam a fornecer feedbacks para a equipe, a fim de ajudá-los a melhorar sempre.
Caso ainda não aplique essas ideias em seu negócio, a data é uma boa hora para começar. Continue conosco e acompanhe mais assuntos como esse no Blog Academia Assaí Bons Negócios!