Receitas
Conteúdo PatrocinadoMolho de tomate ou ketchup: como escolher a opção certa nas receitas
Postado em: 02 de Agosto de 2023 às 09:00 Por Redação
Existem dois derivados de tomate que são queridinhos para quem trabalha na cozinha: o molho de tomate e o ketchup!
Versáteis, práticos e cheios de sabor, eles complementam uma infinidade de molhos, pratos especiais, recheios e muito mais.
Mas já bateu por aí aquela dúvida se é melhor incluir molho de tomate ou ketchup na receita do seu negócio?
Com esse conteúdo que preparamos, você não vai mais pensar duas vezes. Continue a leitura!
Diferenças entre o ketchup e o molho de tomate
Tanto o ketchup quanto o molho de tomate são atomatados, ou seja, produtos elaborados a partir da mesma fonte: o tomate.
Enquanto o molho de tomate é apresentado em uma versão mais líquida, com sabor de tomate mais concentrado e doçura mais sutil, o ketchup tem uma consistência mais pastosa e sabor bastante característico por conta do vinagre e do açúcar adicionados ao seu preparo.
Esses ingredientes trazem uma acidez mais pronunciada e também um dulçor que é mais presente no ketchup do que no molho de tomate.
Quando utilizar ketchup ou molho de tomate?
É claro que o gosto pessoal e as receitas já desenvolvidas por cada cozinheiro contam na hora da escolha!
Aqui, trazemos recomendações, mas nada impede de seguir a receita daquele jeitinho que já funciona para você e que encanta os seus clientes!
Nas preparações, por conta da concentração, textura e sabor do molho de tomate e do ketchup, recomendam-se os seguintes usos:
Molho de tomate
Como a textura do molho de tomate é mais líquida, ela adere melhor a outros alimentos, como as carnes e as massas, por exemplo.
O molho de tomate também é uma boa alternativa quando se quer adicionar o sabor do tomate de forma mais prática quando não se tem a fruta em si.
Ao adicionar o molho de tomate, também se tem maior controle sobre outros sabores que você pode querer ou não adicionar à receita, como a acidez e a doçura.
Ketchup
O ketchup funciona muito bem como um intensificador de sabor para molhos e recheios, principalmente quando não se quer mudar muito a consistência do preparo, visto que é mais pastoso.
No strogonoff, por exemplo, o ketchup é uma boa pedida, pois o molho de tomate acabaria deixando a preparação muito líquida.
Outro ponto em relação ao uso do ketchup é quando queremos trazer o sabor mais adocicado e ácido à um prato, sem a necessidade de adicionar separadamente o molho de tomate, o açúcar e o vinagre/limão.
Seja o ketchup ou o molho de tomate o eleito para as suas preparações, sempre escolha marcas de qualidade, como a Predilecta, que oferece os melhores produtos para o seu negócio!
E se você quer aprender mais sobre como gerenciar o seu negócio de alimentação, não deixe de acompanhar o blog da Academia Assaí. Aqui você encontra conteúdos exclusivos sobre gestão, finanças, marketing, vendas e muito mais.