NegóciosEmpreendedor
Jeitos de fazer e vender sorvete que você precisa conhecer
Postado em: 13 de Setembro de 2018 às 14:11 Por Redação
Confira os tipos de receitas e negócios para fazer e vender sorvete de forma inovadora
Que tal ver um pouco mais das tendências de fazer e vender sorvete que estão pelo mercado?
Há diversos modelos de negócios que estão em alta, atraindo consumidores e inovando na hora de vender essa delícia gelada que a maioria adora.
Segundo dados do SEBRAE, a indústria do sorvete emprega cerca de 1,7% do total da mão de obra formalmente absorvida pela indústria de alimentos brasileira. Ou seja, existem muitas possibilidades de ampliação e espaço para novos comerciantes!
Agora acompanhe algumas das tendências do mercado de sorvetes e inspire-se com ideias de negócios!
PALETAS
As paletas ficaram muito populares, principalmente no período de 2010 a 2012, quando empresários descobriram uma tendência inspirada nos picolés mexicanos com recheios deliciosos.
A vantagem de mergulhar em um empreendimento desse tipo é a aquisição de franquias, possibilitando ter um controle melhor do negócio e crescer junto à marca matriz para disseminar o modelo de negócios.
SORVETES NA CHAPA
Uma chapa gelada, espátulas para moldar a massa e uma mistura de sabores. Os sorvetes feitos ao vivo são uma grande tendência, principalmente o sorvete tailandês.
Esse modelo surgiu na Tailândia e utiliza uma chapa de metal supergelada (de -18ᵒC a -30ᵒC) para fabricar o sorvete na hora.
O sorveteiro coloca uma base de leite e vai adicionando frutas, chocolate, caldas e tudo o mais até formar uma mistura homogênea, que vai congelando e dando forma ao sorvete na chapa. Depois, ele usa as espátulas para fazer rolinhos e entrega ao cliente no pote.
Um show de técnica que encanta quem está procurando por uma delícia dessas e quer experimentar algo diferente!
SORVETE COM NITROGÊNIO
Outra fórmula que deu certo são os sorvetes feitos com nitrogênio líquido. A alquimia que acontece aos olhos do cliente também serve para encantar e agregar valor ao produto.
Em batedeiras potentes e próprias para receber a mistura gelada (e perigosa) que leva nitrogênio, o sorveteiro adiciona uma base de leite, os adicionais (de acordo com a escolha do freguês) e, aos poucos, acrescenta o elemento químico.
O sorvete ganha forma na hora e tudo acontece na frente de quem está comprando. No entanto, é importante que a base dele seja bem consistente para não ficar com pequenos pedaços de gelo, que muita gente não gosta de encontrar a cada colherada.
SORVETES GOURMET
Tão bonitos quanto saborosos! Os sorvetes gourmet, geralmente, são muito bem montados para atrair os olhares de quem estiver por perto louco por um docinho!
Os sorvetes em taças, cheios de caldas, com bolos, brownies, bombons, brigadeiros e tudo o mais a que têm direito são uma grande aposta para quem quer investir no setor de sorveterias.
Além de contarem com um cardápio variado, eles são famosos pelo exagero de ingredientes e a exuberância em como são servidos. Tudo bem pensado para o cliente ficar satisfeito tanto no paladar quanto na experiência de consumo.
SORVETES CUSTOMIZADOS
Além do tradicional buffet de sorvetes ou também conhecido como “por quilo”, uma das inovações desse mercado foram os sorvetes customizados, em que o cliente chega na loja e pede sabor + os acompanhamentos que deseja.
O sorveteiro ou atendente faz, na hora, a mistura desses ingredientes e combina-os para criar um sabor de acordo com o gosto do freguês.
Esses pontos de venda costumam seguir mais a linha de gelatos italianos, com massas densas e cremosas, para agregar ainda mais valor ao produto e oferecer um sabor diferente e personalizado.
Com essas delícias por aí, já deu para ver que existem muitas oportunidades para quem quer investir no ramo e também para os clientes, pois sorvetes nunca saem de moda e estão entre os preferidos na hora da sobremesa.
E você, pretende seguir um desses caminhos para inovar no seu negócio? Aproveite essas dicas e surpreenda na hora de fazer e vender sorvetes aos seus clientes!