NegóciosEmpreendedor

Venda de kit com ingredientes e receitas para preparo de pratos

Kit de ingredientes para entrega: uma experiência gastronômica

Postado em: 23 de Junho de 2020 às 17:47 Por Redação

Fazendo parte das tendências de consumo, os kits com ingredientes e receitas para o preparo de pratos em casa ganham espaço durante a quarentena

Nos últimos anos, a atenção do mercado direcionou-se para investimentos que garantem uma boa experiência de consumo e, no setor alimentício, não foi diferente. Consequentemente, as mudanças no comportamento de compra, decorrentes da pandemia, enfatizam ainda mais a importância de oferecer aos clientes novas experiências gastronômicas.

Visando atender às demandas que estão surgindo, algumas redes e até pequenas empresas investem em kits de ingredientes que chegam até o consumidor com todos os itens e passo a passo necessários para que a produção aconteça na casa do próprio cliente. Assim, as refeições se tornam também experiências mais prazerosas e envolvendo afeto.

Na tentativa de analisar essas mudanças, pesquisas estão sendo realizadas por todo o mundo. Se você está inserido no mercado de alimentação, é fundamental que fique por dentro de dados e tendências para que seja possível se preparar e buscar por adaptações.

Mudanças no comportamento dos usuários

Dados divulgados pelo Opinion Box apontam que as compras de supermercado online e por delivery foram as que tiveram maior crescimento de usuários desde o início da pesquisa, realizada em março. Esse foi um crescimento líquido de 25% de usuários e, além disso, entre os usuários do serviço, 34% estão usando mais do que usavam antes da pandemia.

Curiosamente, os deliverys de restaurantes não obtiveram uma alta tão relevante, apresentando um crescimento líquido de apenas 4%. Entre os consumidores entrevistados, 26% estão usando mais, mas há também uma parcela de 26% que está usando menos. Entender a razão dessas diferenças pode fazer com que você encontre o melhor caminho e novas possibilidades para o seu negócio.

A pesquisa apontou também que 33% das pessoas passaram a cozinhar durante o isolamento e 43% afirmaram estar comendo mais. Isso significa que o consumo de alimentos aumentou, mas que as pessoas nem sempre estão optando por pratos prontos. Ao identificar isso, restaurantes, confeitarias e outras redes do segmento estão mudando a forma como oferecem seus produtos durante a crise. Nesse cenário,  os kits de ingredientes estão sendo valorizados e ganham cada vez mais espaço.

Como trabalhar com kits de ingredientes?

A necessidade de pensar em produtos que vão além de mercadorias, desenvolvidos de forma a priorizar cada etapa do processo de consumo, é uma questão levantada há tempos. Opções que já vinham sendo apresentadas como tendências no mercado de alimentação ganharam força e estão sendo oferecidas durante a quarentena, como os kits com ingredientes e receitas para que os consumidores preparem sua própria refeição.

A rede Spoleto, por exemplo, seguiu esse caminho e lançou uma linha de produtos e ingredientes para que seus clientes possam preparar as receitas do famoso restaurante em suas próprias casas. Chamado de “Mercado Spoleto”, o mercado virtual está disponível em aplicativos e a quantidade de cada produto é escolhida pelo consumidor.

Outras empresas também aderiram aos kits de ingredientes nos últimos meses, como a hamburgueria Meats, que lançou os “kits quarenteiners” com instruções e todos os ingredientes necessários para que o público grelhe e monte seu lanche em casa. E se você vende pizzas, saiba que essa também é uma possibilidade para você, pois a La Vera Pizza Italiana está fazendo sucesso com seus kits, que além de ingredientes e um modo de preparo bem detalhado, conta com a história da receita escolhida.  

Trazer autonomia e oferecer ao público essa liberdade de produção e customização pode ser um caminho viável nos próximos meses. Caso você trabalhe com confeitaria, é possível entregar a base de um produto (cupcakes, por exemplo) e enviar ingredientes para que o recheio, cobertura e decoração fique por conta do público. Outra solução pode ser garantir que cada produto seja único. Que tal deixar o seu cliente escolher as combinações e mix de sabores? 

Garanta uma compra rápida, prática e acessível.

Por fim, uma boa experiência gastronômica não depende somente do produto que você está oferecendo, é necessário também ter alguns cuidados na hora de se comunicar desde o primeiro contato com o cliente. Ofereça todas as informações necessárias e faça com que o processo de compra exija o menor esforço possível. Tudo deve ser simples, fácil e acessível aos consumidores. Reflita sobre o que você pode fazer para melhorar ainda mais a praticidade do processo.

Saber do que seu público precisa é a maneira mais eficaz de acertar na hora de adaptar o seu negócio. Além disso, invista na fidelização desses clientes. Isso inclui manter um atendimento rápido e transparente em casos de problemas, oferecer ofertas exclusivas e descontos, estar pronto para receber críticas e estimular feedbacks, pois pedir ajuda na divulgação dos seus produtos é importante, principalmente em meio à crise. 

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Patrocinadores Master

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Predilecta patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Vigor patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Mococa patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Bunge patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí