NegóciosEmpreendedor

Sozinho ou acompanhado?

Postado em: 11 de Setembro de 2019 às 10:29 Por Redação

Ter um ou mais sócios pode ser uma ótima opção para o crescimento do negócio ou uma grande dor de cabeça. Saiba o que avaliar antes de entrar para uma sociedade!

Escolher um sócio não é tarefa fácil. A escolha precisa ser baseada em critérios técnicos e, de preferência, deve-se optar por alguém cujo perfil seja complementar ao seu. Além disso, é essencial elaborar um contrato detalhado que esclareça pontos primordiais sobre a sociedade. Essas e várias outras questões fazem parte da nossa conversa com o professor da IBE Conveniada FGV, Leandro Moreno Garcia. Confira!

Assaí Bons Negócios: Existe um perfil pessoal mais indicado para empreender com sócios ou, ao contrário, para caminhar sozinho? 

Leandro Moreno Garcia: Acredito que não há um perfil ideal preestabelecido para empreender em sociedade. Porém, são essenciais os requisitos técnicos, um planejamento que possa nortear os sócios e bom-senso. Também é primordial o alinhamento de expectativas. Ao constituir uma sociedade, as expectativas e os anseios e até mesmo os critérios de atuação deverão ser sinérgicos. Caso contrário, os conflitos serão permanentes. Por exemplo: o sócio investidor pode ter o seu papel preestabelecido somente no investimento, sem atuação direta no negócio, deixando claro que as suas expectativas serão nos resultados futuros do negócio e não em questões operacionais.

ABN: O que o empreendedor deve considerar ao pensar em uma sociedade?

LMG: A decisão de ter ou não um sócio tende a ser mais difícil do que um casamento. Além do comprometimento necessário nesse tipo de relacionamento comercial, é essencial que os dois ou mais sócios tenham os mesmos objetivos. Além de avaliar o nível de concordância quanto aos objetivos, é importante verificar se, de fato, há a necessidade de sócios. Uma sociedade normalmente ocorre quando o empreendedor conclui que não conseguirá colocar a sua ideia em prática ou melhorar o seu negócio sozinho, sendo necessária uma segunda ou terceira pessoa. 

ABN: Como lidar com as divergências de pensamento em uma sociedade?

LMG: Em uma sociedade, sempre ocorrerão confrontos (debates, pontos de vista e opiniões diferentes) e comportamentos divergentes, que devem ser analisados e ponderados em reuniões periódicas para o alinhamento de estratégias e a correção de rotas e expectativas. Esses alinhamentos são pontos essenciais para a manutenção de uma sociedade sadia e duradoura e para a definição dos próximos passos da empresa. Outro ponto essencial é que a comunicação entre as partes ocorra de forma respeitosa, evitando desgastes desnecessários por causa de atitudes intempestivas ou impulsivas.

ABN: Há recomendações específicas para quando um novo integrante chega depois que a empresa já está em atuação?

LMG: A “grande sacada” para a proteção de todos os sócios nesse e em demais cenários e para que não ocorram frustrações ou desentendimentos é a elaboração de um contrato bem redigido, contendo detalhadamente as expectativas de ambos os lados e os resultados esperados, traduzidos no planejamento da empresa. Quando isso não acontece, há erros, como negociações e objetivos definidos no início de uma relação comercial que não foram devidamente documentados, funções não previamente estabelecidas, desalinhamento de objetivos e falta de comunicação. 

ABN: Quais são os erros mais comuns cometidos em uma sociedade?

LMG: 1) Falta de um planejamento realista: ausência de um planejamento estratégico ou de um plano de negócios que contemple o ambiente externo e interno de forma coerente e compartilhada pelos sócios. 2) Sócios com perfis equivalentes e experiências nas mesmas áreas: o ideal em uma sociedade é a presença de sócios com perfis complementares e experiências distintas, coerentes com suas funções. Dessa forma, as experiências poderão contribuir positivamente no que diz respeito à parte falha do outro. 3) Desequilíbrio de forças: em uma sociedade, o desequilíbrio de poder e vaidades entre os sócios podem limitar o crescimento da empresa. Quando isso acontece, existe uma forte probabilidade de conflito, tirando o foco principal do negócio. 4) Falha na comunicação interna e falta de reuniões periódicas: ausência de diálogo entre os sócios e seus colaboradores sobre os rumos e os problemas cotidianos da empresa.

TER OU NÃO TER UM SÓCIO?

Confira dicas para ajudar a tomar a decisão: 

• Pense claramente sobre questões como “Realmente preciso de uma segunda ou terceira pessoa no meu negócio?” e “Quais são as minhas expectativas em relação a essa pessoa?”

• Considere se o sócio tem conhecimento técnico ou experiência no mercado/segmento de negócio para ajudar no desenvolvimento da empresa ou se a necessidade do sócio é puramente por investimento financeiro.

• Não busque parentes ou amigos para uma sociedade sem que eles tenham as competências técnicas e/ou financeiras necessárias. Por mais que você conheça a pessoa, a convivência diária e os interesses comerciais podem surpreendê-lo de forma negativa.

• Busque um sócio que tenha responsabilidade e comprometimento com o desenvolvimento e o crescimento da empresa e os mesmos objetivos que você. Isso evitará que a outra parte o procure somente no dia do pró-labore.

 

Gostou? Fique por dentro desse e muitos outros assuntos com a Revista Assaí Bons Negócios!

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Patrocinadores Master

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Predilecta patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Vigor patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Mococa patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Bunge patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí