Sustentabilidade
Delivery: O impacto da redução do uso de plástico nas entregas
Postado em: 15 de Dezembro de 2020 às 10:31 Por Redação
Segundo dados da ONG WWF, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, gerando 11,3 milhões de toneladas por ano e reciclando apenas 1,28%
O aumento do serviço de delivery é um dos inúmeros impactos que a pandemia do novo coronavírus causou – e a consequência disso pode ser vista no volume cada vez maior de lixo doméstico, como o plástico.
Por conta dos resíduos alimentares que ficam após as refeições, e pelos tipos de materiais utilizados, quase nenhuma embalagem de delivery pode ser reciclada.
Por isso, o compromisso com a redução do uso de plástico deve ser adotado principalmente por empreendedores do setor de alimentação. No post de hoje, levantaremos alguns pontos importantes para que você possa adequar a realidade do seu empreendimento a essa condição. Confira!
Nós sabemos que “ser mais sustentável e ecológico” parece um assunto de propagandas de grandes marcas e que nem sempre essa mudança por opções de embalagens sustentáveis é favorável ao seu faturamento mensal, se comparada ao custo médio de resíduos como o plástico.
Mas queremos lhe mostrar que pequenas mudanças no cotidiano geram grandes resultados para o futuro. E, sim, aos poucos, você pode incluir na realidade do seu negócio um comportamento mais ecológico.
Reavalie seus processos de Delivery: da montagem à entrega
APLIQUE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO DELIVERY DO SEU NEGÓCIO
Se você deseja agregar a redução do uso de plástico ao seu negócio, defina quais são as necessidades relacionadas ao transporte e à periodicidade dos seus produtos.
Desse modo, você garante a qualidade e o frescor das refeições, evitando o desperdício de alimentos e mantendo uma boa reputação perante seus consumidores.
Se você vende sanduíches, por exemplo, pode substituir o uso de plástico ou papel-alumínio – que são resíduos com baixa reciclabilidade – por uma opção mais ecológica, como o papel – que é uma fonte renovável –, para embrulhar seus lanches.
Além disso, para o envio, você pode substituir caixas de isopor por papelão e papel kraft.
Achou que a gente iria se esquecer do canudinho, né? Segundo o Fórum Econômico Mundial, existem aproximadamente 150 milhões de toneladas de plástico nos oceanos. E o alerta é: se o consumo de plástico seguir nesse ritmo, cientistas preveem que haverá mais plástico do que peixes no oceano até 2050.
Hoje, existem diversas marcas e alternativas para que você possa abolir de vez o uso de canudos plásticos do seu empreendimento. Canudos de papel e materiais biodegradáveis são algumas das alternativas.
Incluir essas pequenas mudanças na realidade do seu negócio gera um impacto significativo para o futuro do nosso planeta e, claro, contribui para a credibilidade do seu negócio junto aos seus clientes.
Gostou das dicas? Fique de olho na Academia Assaí para saber mais sobre empreendedorismo e sustentabilidade e conferir dicas para construir um empreendimento de sucesso.