DicasEmpreendedor
Dicas para ter sucesso nas vendas de chocolates durante a Páscoa
Postado em: 16 de Abril de 2019 às 18:58 Por Redação
Aproveite a data para melhorar a venda de chocolates e ter sucesso nesta Páscoa!
Quem trabalha com comércio sabe muito bem a importância das datas comemorativas para os negócios ao longo do ano.
Para empreendedores envolvidos com a comercialização de doces e especialmente de chocolates artesanais, a Páscoa é um dos momentos mais esperados do ano.
Por isso, preparamos uma matéria especial para compartilhar histórias e dicas que vão deixar as suas vendas ainda mais doces.
Chocolates na Páscoa: tenha sucesso com a venda
Em um mapeamento realizado pouco antes da Páscoa de 2018, o Sebrae calculou que pequenos e médios empresários ligados ao ramo de confeitaria poderiam ter um aumento de até 58% no faturamento com as vendas do período.
O mesmo estudo revelou que mais de 80% dos empreendedores comercializam seus produtos como os chocolates por redes sociais ou e-mail e cerca de 90% comandam operações de dentro da própria casa.
Os números são um estímulo para confeiteiros artesanais e microempreendedores em busca de aumento nas vendas para a Páscoa.
Sendo assim, é importante levar em conta uma série de medidas e cuidados envolvendo qualidade, profissionalismo, higiene e logística para garantir não apenas o sucesso sazonal, mas, também, a conquista e fidelização de clientes no longo prazo.
PROFISSIONALISMO EM PRIMEIRO LUGAR
Pesquisadora independente sobre cacau e chocolates e especialista em inovações no mercado de chocolate no Brasil e no mundo, a consultora Juliana Recuero Ustra, da Ustra Consultoria, defende que é fundamental que o empreendedor não planeje o negócio pensando apenas em datas específicas, mas que valorize, ainda, o conceito e a identidade da marca.
Ela afirma que, quanto maior a identificação dos produtos pelo público, maior a chance de fidelização da marca.
Matéria-prima em um mercado em que o sabor deve ser o protagonista, o chocolate também exerce papel fundamental nas preocupações de empreendedores do ramo alimentício.
Para Juliana Recuero Ustra, utilizar cacau nacional e ser exigente com a qualidade dos ingredientes faz toda a diferença no resultado final.
DE OLHO NAS TENDÊNCIAS DE PÁSCOA
Gerente da Nestlé e responsável por gerenciar um grupo de chefs da marca que cria receitas com os produtos da empresa, Flávia Barreto de Sá alerta para os cuidados dentro da cozinha e durante o processo de fabricação para garantir a qualidade máxima do produto.
Além disso, acredita que o confeiteiro deve estar antenado às tendências do mercado e aos desejos do consumidor, ambos flutuantes. Para esse ano, ela aponta uma tendência para ovos e bombons com conceitos e ingredientes mais naturais, além da aposta em texturas e cores diferentes.
ATENÇÃO AOS DETALHES
Pedimos aos chefs Flávia Barreto de Sá e Patrick Alves Simões, da Nestlé, dicas que ajudam na produção de qualquer confeiteiro. Confira!
1 - Usar sempre uma bancada limpa para fazer sua preparação com chocolate, de preferência de mármore ou granito.
2 - Seguir a temperagem descrita nas instruções da embalagem. Cada chocolate tem um processo específico.
3 - Manter o chocolate em local fresco, entre 18°C e 25°C. Tome cuidado para não deixar próximo de nenhum alimento com odor forte para não alterar o aroma do chocolate.
4 - Manter as ferramentas que utiliza para mexer com o chocolate separadas, para evitar odores.
5 - Lavar as fôrmas com o lado macio da esponja. Ao final da limpeza, para ter um bombom ou um ovo com brilho, você deve polir a fôrma com algodão.
6 - Secar o chocolate em geladeira (5°C a 10°C). Embalar depois de 24h, para garantir a secagem total e não perder o brilho.
7 - Trabalhar de forma organizada e focar na redução de perdas.
Agora é mãos à obra na produção de doces e chocolates de Páscoa e sucesso nas vendas!
Confira mais dicas de empreendedorismo e novidades do comércio aqui no Blog Academia Assaí.