DicasEmpreendedor
Potencialize a comunicação do seu negócio com embalagens criativas
Postado em: 20 de May de 2020 às 11:15 Por Redação
Na hora de oferecer a entrega por delivery, muitos empreendedores que trabalham com alimentação acabam se esquecendo do quanto embalagens criativas podem fazer toda a diferença no aumento de vendas.
Já parou para pensar que o consumidor, principalmente nesse momento, tem a compra online como único canal de contato com a marca?
Por isso, o modo como seu produto é entregue representa a imagem que você deseja transmitir ao seu cliente.
Ficou perdido? Não se preocupe, trouxemos algumas dicas para a escolha certa. Confira!
Embalagem ideal: entrega por delivery vai além do seu produto
É preciso atenção aos detalhes, pois a escolha da embalagem ideal não deve se basear somente na estética, já que a embalagem “mais bonita” nem sempre é a mais adequada ao seu produto.
Escolha do material
Primeiramente, pesquise sobre os materiais disponíveis no mercado.
Para a escolha, pense no padrão visual que deve ser estabelecido em suas embalagens e qual será mais prático, tendo em mente o tipo de alimento e tempo médio de entrega. Os materiais mais comuns e que podem ser encontrados com facilidade são:
- Alumínio - Além de conservar a temperatura do alimento, pode ser aquecida no forno (sem a tampa).
- Papelão - Popular entre pizzas e salgados em geral. Costuma ser mais resistente e, por isso, é ideal para uma grande quantidade de comida.
- Plástico - Dê preferência ao termoplástico reciclável. Assim, é possível congelar ou aquecer o alimento ainda na embalagem.
Embalagens com zíperes resseláveis de papel kraft e metalizado - Banco de imagens
Design da embalagem
Além de prática, a embalagem pode oferecer aos clientes um design funcional e bonito. Seu negócio, por menor que seja, pode usar a criatividade para apresentar o seu produto.
Para isso, opte por algo que não necessite de outros objetos para abrir e que possua condições de armazenamento seguro, mantendo o alimento em boas condições. Em relação a presença da sua identidade, siga as cores, padrões e formatos que definem a marca.
Um exemplo de como isso pode ser aplicado é o de uma hamburgueria que escolhe trabalhar com embalagens personalizadas, de acordo com cada lanche oferecido e identidade da empresa.
Assim, cada consumidor receberá seus hambúrgueres caracterizados de acordo com o embrulho, que pode ser feito com papel acoplado. Isso facilita a identificação e evita conflitos durante todo o processo, desde a cozinha até a entrega delivery.
Via Páprica Burger - DF
Sustentabilidade
Felizmente, a preocupação em oferecer embalagens pensadas de acordo com a sustentabilidade vem aumentando.
Escolher um material reciclável e que pode ser reutilizado pode ser o diferencial que você precisa na hora de conquistar o público. Além de adicionar na embalagem a informação de que ela é reciclável, é possível incentivar a reutilização daquelas feitas de materiais mais resistentes.
A tendência é que embalagens plásticas descartáveis sejam cada vez menos utilizadas. Por isso, optar por materiais biodegradáveis, caixas de papelão, descartar o uso de canudos de plástico e trocar embalagens de isopor por materiais recicláveis são caminhos viáveis e que fazem a diferença.
Pesquise alternativas que se encaixam a sua demanda e entregue também propósitos, incentivando um estilo de vida ecologicamente correto.
Embalagens biodegradáveis produzidas com amido de milho - Via Ecoamos/Embrapec - RJ
Valorização da marca
Tendo consciência de que a embalagem tem impacto direto no marketing do negócio, como valorizar a identidade da marca nas embalagens?
Primeiramente, garanta uma padronização, permitindo que a marca seja vista e reconhecida pelo consumidor. Em seguida, pense em elementos que se aproximam do visual já estabelecido para a empresa.
Seja com as iniciais do nome, as cores já utilizadas, formatos ou até mesmo ilustrações que combinam com a identidade que já está sendo trabalhada, é possível aplicar boas ideias de forma simples em embalagens que cabem no seu orçamento.
Caso personalizar sacolas, por exemplo, não seja uma opção, escolha por adesivos ou até mesmo adicionais feitos à mão, como bilhetes ou brindes que remetem à marca.
Via Alfajores Odara - RS
Custo
Por fim, o custo é o fator que normalmente determina a escolha do empreendedor.
Uma boa pesquisa é essencial para que você possa escolher o melhor fornecedor e, consequentemente, economizar. Além dos valores, avalie as formas e prazos de entrega, condições de pagamento, possíveis custos com frete, variedade de embalagens e qualidade no atendimento.
Caso a personalização seja viável, verifique também se a empresa está disposta a realizar testes, para que você tenha embalagens com a qualidade desejada.
É fundamental que haja pesquisa antes de qualquer decisão.
Use a criatividade e lembre-se de que oferecer uma entrega única pode ser mais simples do que você pensa.
Converse com amigos empreendedores que também entregam por delivery, procure pelas avaliações dos possíveis fornecedores e comece com o que seu orçamento permite.
Via Street Burger - PR
Para ficar por dentro das tendências do mercado de alimentação e conferir mais dicas que podem te ajudar na hora de se destacar diante da crise, acompanhe diariamente o site da Academia Assaí.