Empreendedorismo
Como embalar corretamente para entrega
Postado em: 28 de May de 2020 às 16:16 Por Redação
Depois que o pedido é feito e embalado, precisa chegar às mãos do cliente da melhor forma possível, não é mesmo? Por isso, é necessário embalar corretamente para não deixar que o seu serviço seja prejudicado.
Atualmente, existem diversas embalagens descartáveis para utilizar no sistema de delivery do seu negócio, desde caixas de pizza a caixas de lanches, sacolas, copos, talheres e muito mais. É importante investir nesse tipo de material para valorizar a sua encomenda. A embalagem conta muito na avaliação dos clientes!
E, além dos itens descartáveis, é importante prestar muita atenção na hora de embalar as mercadorias para que não haja contaminação, desperdício, violação de produto ou qualquer avaria.
Dicas de como embalar os alimentos e transportá-las corretamente
Primeiramente, o treinamento da equipe é fundamental. Seja quem for que embala os pedidos, é preciso fazê-lo com o máximo de cuidado e higiene. Além disso, converse com os entregadores e fale sobre o cuidado no transporte e qual seria o melhor jeito de manusear e carregar o seu produto.
Em seguida, atenção redobrada para os principais itens da sua entrega:
SEPARE DOCES DE SALGADOS
Se o pedido do seu cliente for variado e tiverem alimentos doces e salgados na mesma entrega, coloque-os em embalagens separadas, de forma que um não pegue o gosto do outro. Por mais que você tenha que gastar mais itens descartáveis, pelo menos o seu esforço será reconhecido e o cliente ficará mais satisfeito.
LACRE BEM OS LÍQUIDOS
Utilize embalagens próprias para lacrar copos e garrafas. Se o líquido vazar, será prejuízo para você e aborrecimento para o seu cliente! Transporte bebidas sempre em pé para que elas não estufem (no caso de refrigerantes) ou transbordem.
Prefira latas e bebidas que já venham lacradas de fábrica.
MANTENHA A TEMPERATURA DOS ALIMENTOS
Servir a bebida gelada na mesma sacola do lanche quentinho? Evite que isso aconteça! O melhor a fazer para manter a temperatura é envolver sempre em papel-alumínio antes de colocar nas embalagens.
É possível embalar sanduíches, cachorros-quentes, hambúrgueres, massas, etc, envolvendo bem o alimento em alumínio e colocando-o, em seguida, na caixinha ou a embalagem que você tiver.
As bebidas devem estar bem fechadas e em embalagem separada, sem contato com a comida! O compartimento de entrega também deve estar bem vedado para que não entre ar gelado e esfrio o pedido.
LACRE AS SACOLAS
Além de fechar internamente os lanches, as pizzas e quaisquer embalagens de alimentos, coloque-os em uma sacola resistente e lacre com adesivo ou grampeie. Isso vai evitar a violação do pacote ou a perda de calor no trajeto entre restaurante, moto/bike e clientes.
Se você estiver servindo na sua lanchonete ou restaurante, é possível utilizar abafadores e tampar sempre o prato antes de chegar a mesa do cliente. Isso evita contato com o ambiente externo e ainda mantém o alimento quente por mais tempo!
BATATAS FRITAS CROCANTES
Alimentos fritos são conhecidos pela crocância. Colocar batatinhas ou salgados em uma embalagem completamente fechada gera vapor e isso amolece as frituras. O que você pode fazer são pequenos furos na caixa para que esse vapor saia e o pedido chegue o mais crocante, quente e fresco possível.
COLOQUE OS COMPLEMENTOS
Pergunte sempre ao seu cliente se ele precisa de talheres, guardanapos, molhos e complementos à parte na embalagem. Isso evita que ele sinta falta de alguma coisa no seu pedido e também economiza o trabalho de ter que enviar esses acessórios e o cliente, muitas vezes, nem usá-los, desperdiçando muito material e causando até prejuízo.
Caso o cliente peça algum complemento desses, embrulhe todos eles em uma mesma caixa, para não correr o risco de perdê-los no caminho, chegarem bagunçados na sacola ou entrarem em contato com o ambiente externo/caixa da moto com risco de contaminação.
FIXE BEM NO TRANSPORTE
Oriente o entregador a manter o pacote bem vendado, sempre em pé e na caixa térmica da motocicleta ou bike. Para que a embalagem não fique se mexendo dentro da cabine, coloque plástico bolha ao redor se o pedido for pequeno ou algo para preencher a caixa térmica e impedir que ela se mexa.
Além disso, peça para o entregador respeitar sempre as leis de trânsito e dirigir com cuidado, informando qualquer problema ou acontecimento durante a sua corrida.
Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas é fundamental ficar de olho em como a entrega dos seus pedidos está sendo feita, a fim de uniformizar o atendimento no seu negócio e garantir o melhor serviço!
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