Dicas
Mudanças do setor de gastronomia que vieram para ficar
Postado em: 23 de September de 2020 às 14:36 Por Redação
Algumas mudanças vieram para ficar e transformaram a rotina de quem trabalha em restaurantes
Saber se adaptar às mudanças é essencial na vida de quem deseja empreender. No ano passado era impossível imaginar que máscaras seriam obrigatórias em locais públicos e que o contato físico entre as pessoas precisaria ser evitado. Muita coisa mudou e algumas dessas mudanças vieram para ficar.
Consolidação do delivery
Se antes um sistema de delivery era algo opcional para os restaurantes, os últimos meses mostraram a importância de ter um sistema de entregas bem consolidado.
Os restaurantes que já ofereciam o serviço precisaram se readequar com rapidez quando as medidas de isolamento social entraram em vigor. Já aqueles que precisaram montar o sistema do zero, o desafio foi muito maior.
Outra novidade é que, muitos clientes que nunca tinham usado o serviço de delivery, passaram a usar e gostaram da comodidade. Um estudo do Instituto Locomotiva aponta uma alta na procura do delivery entre pessoas acima de 50 anos, e entre as classes sociais C, D e E. Juntas, essas classes sociais representam mais da metade dos consumidores do Brasil.
Outra mudança necessária para a readequação foi o cuidado com a embalagem, a fim de garantir que o tempo e o trajeto no transporte não afetem o produto. Se você tem dúvidas de como melhorar a embalagem dos seus produtos, confira a matéria que preparamos sobre o assunto.
Para o futuro, será essencial aliar a agilidade na entrega com um raio de atuação cada vez maior, mas sem esquecer de pensar em como fornecer a melhor experiência para o consumidor.
Repensando o espaço
Nos últimos meses, a estrutura física dos restaurantes precisou ser repensada. Alteração na quantidade de mesas no salão para cumprir o distanciamento, reserva de espaço para montar as embalagens do delivery, até uso da área externa para atender os clientes com mais segurança foram algumas das mudanças necessárias para o ambiente de bares, restaurantes e lanchonetes.
Algumas dessas mudanças reforçam a higiene dos alimentos, tais como a instalação de pia na área do salão e protetores de saliva no buffet, por exemplo. Quer saber mais sobre o tema? Vale a pena conferir no portal da Academia Assaí a matéria que produzimos sobre como os restaurantes por quilo se adaptaram ao período.
Caso seja mantida a preferência dos clientes pelo atendimento em áreas externas, algo que precisa ser avaliado pelos proprietários dos estabelecimentos é como proteger o espaço de fatores climáticos – sol, chuva, vento – e escolher móveis que possam ser utilizados em áreas externas.
Dark kitchen
Cada vez mais popular no Brasil e no mundo, a dark kitchen, também conhecida como cozinha virtual é um estabelecimento que oferece apenas comida para viagem. Como não tem uma área de salão, o grande diferencial desse tipo de restaurante é que os custos são reduzidos.
A estrutura é pensada para facilitar a etapa de embalar e enviar para os entregadores. Na rotina atribulada da cozinha, essa facilidade garante uma agilidade cada vez mais necessária para quem trabalha no setor da alimentação.
Já preparou o seu restaurante para as mudanças? Não deixe de acompanhar as matérias do Portal Academia Assaí e fique atento as novidades!