Dicas
4 dicas para aumentar suas vendas no verão 2021
Postado em: 02 de February de 2021 às 10:09 Por Redação
Se você é empreendedor, superou diversos desafios e mudanças do último ano, e, certamente, deve estar pensando em formas de aumentar suas vendas no verão de 2021.
Embora estejamos cada vez mais próximos de uma solução para a pandemia, ainda vivemos de um modo diferente do comum, repletos de limitações e cuidados para preservar nossa saúde e dos demais.
Por isso, no post de hoje traremos 4 dicas para te ajudar a aumentar suas vendas no verão de 2021, mesmo em meio à pandemia. Acompanhe a leitura!
Por ser um período em que grande parte das pessoas estão de férias e recebem pagamentos como o 13º salário, o verão é uma das estações mais rentáveis para o varejo brasileiro. A venda de produtos e serviços contempla diversas áreas, tais como o turismo, vestuário e claro, no setor alimentício.
Mas, por onde começar?
1- Visibilidade digital
Um dos maiores impactos deixados pela pandemia para o comércio é o aumento no número de compras online. Estar no ambiente digital e ser visto, é, sem dúvidas, imprescindível para o sucesso das suas vendas no verão 2021.
Mestra em administração e especialista em marketing e vendas com ênfase em inovação de produtos e serviços para o SEBRAE/PE, Adriana Cavalcanti afirma que “o envolvimento cada vez maior do consumidor com a internet fez surgir um novo caminho para o segmento de alimentação, principalmente nessa época”.
“O segmento de alimentação ganhou um espaço de visibilidade. Na entrada do verão, esse setor deve apostar em conquistar, ainda mais, o público que usa a internet para as tomadas de decisões, ou seja, aqueles que usam as redes sociais, ferramentas de buscas e opiniões de grupos online”, complementa a consultora.
Fazer parte desse cenário passa a ser uma obrigação para empreendedores que querem garantir o sucesso dos seus negócios. Portanto, investir na profissionalização da sua empresa junto à internet é o melhor caminho, complementa.
Estar presente no Google, redes sociais como o Instagram e Facebook com fotos e conteúdos de qualidade e usar o Whatsapp como rede de comunicação efetiva, são “estratégias com foco no cliente e que garantem mais vendas”. comenta Adriana.
Caso queira saber mais sobre o assunto, ouça o 6º episódio do nosso podcast Negócio em Dia: Criação de conteúdo digital: por onde começar?
2 - Elabore um cronograma de ações
Um cronograma pode te ajudar com o planejamento, organização e execução de todas as possíveis ações que poderão ser tomadas neste período. Com isso, você tem uma melhor gestão do que pode ou não dar certo e garante bons resultados e oportunidades para o seu negócio.
“Entender o seu público consumidor é essencial para o sucesso do empreendimento. Então, além do planejamento das ações estratégicas, é importante saber como vender melhor no verão.”, completa a consultora.
Adriana ainda afirma que é válida uma pesquisa para entender: O que ainda pode ser feito neste verão? Quais as necessidades do seu cliente e quais alimentos que possam inovar nesse período e satisfazer a clientela? Trabalhar com combos pode ser atrativo nessa estação? O que o cliente deseja que eu ainda não tenho nessa época?
Outra dica da profissional é pensar a respeito das cores, da exposição do prato, cardápio e das embalagens, considerado por muitos, atrativos visuais para a alimentação.
Se você ainda não planejou seu calendário de verão, ou até mesmo seu cronograma anual, fique atento! Aqui no blog já fizemos um conteúdo que apresenta 7 ferramentas para te ajudar com isso e com a organização do negócio. Confira ao final deste material.
3 - Invista na entrega por delivery
Com o isolamento social e o abre e fecha dos comércios, o número de entregas por delivery cresceu exponencialmente no último ano. Por isso, nossa terceira dica é priorizar o número de vendas por entrega, garantindo a sua segurança e a de seus consumidores.
Você pode optar por fechar pedidos por conta e entregá-los, garantindo o faturamento integral sobre o pedido, ou ainda utilizar as principais plataformas de delivery disponíveis, avaliando os prós e contras para o volume de vendas do seu negócio.
Para te ajudar nestas decisões, temos um artigo que traz um passo a passo para começar um delivery de alimentos.
4 - Utilize alimentos que harmonizem com a estação
Quem trabalha com alimentação sabe bem que existem alimentos e pratos que harmonizam e vendem melhor dependendo da estação. Neste sentido, criar um cardápio com opções de pratos para cada estação do ano pode ser um impulsionador de vendas.
Além disso, criar combos que contemplam a bebida, a refeição e até mesmo a sobremesa pode ajudar.
“Inovação é a palavra do momento. Inovar é fazer diferente com o que se tem! Você pode ser criativo com o que já possui, sendo muito mais atrativo para o seu cliente.” comenta a profissional.
Nesse verão, agregue mais sabor aos seus produtos diante dos desejos dos seus clientes. Logo, ofertas, combos, compre 1 e leve 2, serão estratégias fundamentais para aumentar o consumo no momento.
Segundo a consultora, um sorvete fazendo parte de um combo, um suco batido com gelo ofertado numa refeição leve, saladas de frutas com adição de mais uma opção da fruta da preferência do consumidor, são estratégias que valem a pena para satisfazer o cliente e aumentar as vendas.
Você pode conferir outras dicas para te ajudar com as vendas no verão 2021 ouvindo o 28º episódio do nosso podcast, que conta com a participação de um especialista para falar a respeito de tendências e dicas para o tema. Ouça agora!
Se você quiser conhecer algumas receitas com frutas da estação, acesse nosso artigo clicando aqui.
“Precisamos conhecer bem quem é o consumidor para ter mais assertividade nas vendas! E a gestão de vendas precisa estar sempre antenada com o mercado também“, finaliza a profissional.
Esperamos que este artigo possa te ajudar a garantir boas vendas neste verão e crescer ainda mais. Você pode nos acompanhar também pelas redes sociais @AcademiaAssai.