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Vender pelo Instagram: como usar a rede social de forma correta?
Postado em: 17 de April de 2018 às 17:13 Por Redação
Vender pelo Instagram é quase uma ação de ordem para quem quer aumentar os lucros utilizando as redes sociais. Diversas pesquisas pontuam o crescimento de usuários e o grande alcance que as plataformas digitais têm.
Por isso, inúmeras marcas estão cada vez mais presentes nos meios online e usando diversas formas para vender pelo Instagram. E se engana quem acha que o marketing digital é apenas para grandes empresas. Os micro e pequenos empreendedores podem aproveitar e muito as redes sociais para aumentarem os lucros.
A situação real
Segundo as últimas pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet. Em 2016, por exemplo, o país fechou o ano com o equivalente a 64,7% da população online.
Dentro desse cenário, há um destaque significativo para o Instagram, que possui, só aqui, a segunda maior base de usuários, com 50 milhões de usuários ativos mensais – são 800 milhões no mundo todo.
E não para por aí: segundo o diretor de negócios global da rede social, Vishal Shah, vender pelo Instagram é bem mais fácil do que se pensa. O número de seguidores que chegaram até um negócio via Instagram chega a 180 milhões e 80% dos usuários seguem um perfil comercial, segundo a empresa. Esses dados ressaltam a importância de uma conta bem-feita na plataforma para que se possa gerar resultados positivos de vendas.
COMO VENDER PELO INSTAGRAM
Hoje, os micro e pequenos empreendedores têm a chance de expor seus trabalhos em uma vitrine online. E só o fato de levar essas informações aos usuários já abre milhares de oportunidades para aumentar os lucros.
Para converter o contato de um usuário em uma venda no Instagram, é preciso pensar na estratégia como um todo: desde o início, escolhendo o tipo de conteúdo, até a forma de buscar relevância da sua página na rede social. Para ajudá-lo nessa tarefa, o Blog Academia Assaí Bons Negócios separou algumas dicas para quem quer começar a vender no Instagram:
1. O que postar?
A primeira dúvida para quem quer começar a vender no Instagram é saber que tipo ou formato de conteúdo utilizar. O ideal é sempre compreender quais os tipos de informações o seu público-alvo quer receber.
Por se tratar de uma rede social instantânea, os textos devem ser claros e objetivos, sempre destacando o diferencial do seu produto ou serviço. Na hora de escolher o formato das publicações, lembre-se de que o Instagram é totalmente visual e esse é um dos principais fatores que atraem seguidores.
Lembre-se de que a sua página será a sua vitrine virtual para divulgar os seus serviços ou produtos. Por isso, invista um tempo maior para editar as fotos e vídeos antes de publicá-los. Você pode escolher aplicativos como Photo Grid, Pic Stitch, VSCO ou até mesmo o Boomerang.
2. Interação
Outro ponto forte para deixar a sua página relevante é gerar interações com os usuários que mais se aproximam do seu público-alvo, sejam elas feitas diretamente na sua página ou nas postagens desses futuros seguidores.
Uma das estratégias mais comuns nesse caso é sempre pesquisar marcas que se aproximam do público que você quer atingir e gerar interações. Você pode começar a curtir algumas fotos, fazer alguns comentários no perfil da pessoa (mas sem exagero, para não parecer forçado) ou então começar a segui-la.
Dessa forma, se um seguidor interagir, seja com uma curtida ou um comentário nas suas fotos, é mais provável que o algoritmo do Instagram entenda a relevância do seu conteúdo e deixe-o em destaque na rede.
3. Use hashtags
As hashtags devem ser as melhores amigas de quem quer vender pelo Instagram. Elas são responsáveis por segmentar os conteúdos de acordo com o tema e segmento que elas estão sendo usadas.
Elas funcionam como uma espécie de hiperlink e, quando clicadas, direcionam para uma nova tela, que conta com imagens que receberam aquela marcação. Hoje em dia, você pode utilizar aplicativos que informam as hashtags mais utilizadas e que têm maior frequência de visitas. Tag It ou Magnify são opções práticas e gratuitas para aprimorar essa estratégia.
Além de usar essas hashtags mais genéricas, é legal que você também crie alguma exclusiva para a sua marca e incentive os seus clientes a usarem também. Assim, você cria na rede uma corrente que gera uma publicidade gratuita para o seu serviço ou produto.
Na prática
Agora é só pensar nas melhores fotos, vídeos e legendas para representar o seu negócio no Instagram. Atrair a atenção do seu público é o primeiro passo para a conversão de vendas. Fazendo assim, você tende a ter um alcance e uma visibilidade maior para divulgar o seu produto ou serviço e, de quebra, aumentar os números de vendas do seu negócio.
Gostou das dicas do Blog Academia Assaí Bons Negócios para ter uma página bem estruturada e vender mais no Instagram? Então compartilhe-as com seus amigos e familiares e aproveite para acompanhar as principais tendências de negócios por aqui! Estar com você. Esse é o nosso negócio!