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Aprenda como causar uma boa impressão na clientela - Academia Assaí

Como causar uma boa primeira impressão na hora de receber os clientes

Postado em: 06 de November de 2019 às 15:44 Por Redação

Pequenas atitudes podem ser importantes para conquistar “de primeira” o seu público. Veja como fazer isso!

Existe um famoso ditado que diz que “nós não temos uma segunda chance de causar uma primeira impressão" e isso não poderia ser mais verdade! É claro que, com o passar do tempo, você pode mudar a primeira impressão – tenha sido ela positiva ou negativa –, porém, é muito mais fácil caprichar para causar uma boa primeira impressão logo de início.

Essa máxima vale para todas as formas de relacionamento, inclusive para as vendas. Por isso, é tão importante que os vendedores saibam causar uma boa primeira impressão nos clientes, fornecedores, parceiros, equipe e demais pessoas com as quais eles irão se relacionar durante o trabalho.

Cada ser humano se comporta de uma forma e não há uma “receita de bolo” para causar uma boa primeira impressão em todos. Ainda assim, existem pequenas atitudes que você pode acrescentar aos seus hábitos diários que, com certeza, irão ajudar a causar uma primeira impressão positiva naqueles que cruzarem o seu caminho. Quer saber quais são elas? Então continue lendo a nossa matéria!

SORRIA!

Como causar boa impressão na clientela - Academia Assaí

Receber as pessoas com um sorriso sincero no rosto é sempre a melhor forma de iniciar um primeiro contato. Essa pequena atitude mostra que a pessoa é bem-vinda ali – e, para isso, você não precisa dizer uma palavra sequer. Lembre que é importante estar com um semblante positivo e otimista na hora de começar um relacionamento de vendas, deixando o cliente confortável e acolhido no momento em que ele entra no seu estabelecimento.

Além do sorriso, toda a sua linguagem corporal ajuda nesse primeiro momento. Assim, evite ficar de braços cruzados e aposte em uma postura ereta, com a cabeça erguida, como se dissesse “estou aqui para ajudar”.

ESCUTE COM ATENÇÃO

O sorriso é apenas o primeiro passo para causar uma boa primeira impressão no seu público. Outra dica importante para você inserir no seu dia a dia é sempre ouvir o que o seu cliente tem a dizer, pois somente assim você saberá como ajudá-lo da melhor maneira.

Se ele diz que está apenas de passagem e/ou olhando os produtos, dê espaço para ele fazer isso de maneira tranquila e diga que, caso ele queira algo, você está à disposição.

Se o freguês tiver alguma dúvida, demonstrar interesse em algum produto ou quiser puxar conversa, atenda ele da melhor maneira possível. Tente compreender o que ele está buscando e use o jogo de cintura para sugerir sempre as melhores opções de produtos para ele, mas sem forçar a barra.

SEJA PROATIVO

Ser proativo significa tomar iniciativa, prever situações e se esforçar para oferecer soluções criativas e eficientes para o cliente. O vendedor proativo, quando percebe que pode resolver algo sozinho, faz isso, sem precisar recorrer à outra pessoa.

Ele tem bastante conhecimento sobre a sua área de atuação e sabe ser espontâneo, utilizando as informações que ouviu do cliente para oferecer as melhores soluções possíveis naquele momento. Ser proativo é uma qualidade extra que ajuda a destacar o profissional no mercado.

SEJA BEM INFORMADO

Saiba tudo o que está acontecendo no local em que você trabalha. Quais são as opções de pagamento, as promoções, o horário de funcionamento, as informações sobre possíveis trocas e devoluções, quais são as marcas vendidas pela sua loja, entre outros.

Saber todas essas informações na ponta da língua passa uma sensação maior de confiança para o cliente, pois ele sente que você conhece muito bem aquilo que está vendendo. Para isso, esteja sempre antenado nas novidades sobre o seu negócio e busque saber quais são as dúvidas mais recorrentes dos clientes. Assim, você saberá respondê-las com facilidade e confiança. 

Porém, caso tenha dúvida em alguma questão, não hesite em perguntar para outro profissional da sua equipe, afinal, mais importante do que saber responder prontamente às perguntas dos clientes, é informá-los com informações transparentes e verdadeiras.

Agora é só colocar as nossas sugestões em prática e logo você poderá perceber a mudança de comportamento ao seu redor.

Gostou das nossas dicas para causar uma boa primeira impressão durante as suas vendas? Então fique sempre de olho no Blog Academia Assaí Bons Negócios para saber como aumentar ainda mais o sucesso do seu empreendimento!

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