NegóciosEmpreendedor
Conheça mais sobre o negócio de franquias
Postado em: 18 de Março de 2019 às 17:04 Por Redação
Também conhecido como franchising, o modelo de franquias é mais uma oportunidade de empreender
Você sabe o que é e como funcionam as franquias? Esse modelo de negócio é popular em todo o mundo e movimenta bilhões, já que são grandes marcas que detêm os direitos sobre o uso de cada franquia, somando milhares de lojas autorizadas espalhadas por muitos países.
O QUE É?
A franquia é um sistema de operações baseado na autorização de uma marca-mãe ou empresa matriz que cria representantes do seu negócio por meio de sociedade.
Os franqueados são autorizados a venderem o mesmo produto/serviço em um ponto de venda próprio, mas devem seguir, obrigatoriamente, o modelo padrão da marca-mãe, com operações, identidade, missão, visão, valores e aparência da loja física iguais.
Porém, cada empreendedor tem seu jeito de gerir e isso não impede que você imponha seu ritmo e conduza o ponto de venda do jeito que achar melhor, sempre de olho nas finanças e na oportunidade de crescimento do seu negócio.
A franquia funciona como uma loja licenciada da matriz e, para abrir a sua, você deve se tornar uma espécie de sócio ou representante, pagando o valor de aquisição da marca e arcando com as exigências de filiação.
O franqueado, nome dado ao empreendedor que adquire a franquia, tem total responsabilidade pelo seu negócio e deve comparecer a reuniões e comitês de direção para ser orientado.
Lembrando sempre que isso não quer dizer que você não tenha autonomia para tocar o seu negócio, mas que é preciso respeitar algumas políticas internas para manter a padronização do serviço e a identidade da franquia.
O sistema de franquias surgiu para descentralizar a gestão de um único proprietário. O movimento foi necessário graças à expansão de inúmeros negócios que, sem ter mais para onde crescer, resolveram escolher franqueados em diferentes regiões para representar sua marca.
QUANTO CUSTA ABRIR UMA FRANQUIA?
O valor para investir em uma franquia vai depender do tamanho da marca e do segmento. No mercado de alimentos, por exemplo, existem várias franquias de sucesso, de lanches rápidos, chocolates, lojas de conveniência ou departamento, e a média do investimento inicial gira em torno de R$ 100 mil a R$ 500 mil.
Atualmente, os segmentos mais procurados e com maior número de franqueados no Brasil são do ramo de perfumaria, conveniência e postos de gasolina, alimentação e farmácias.
Para os próximos anos, há estimativa de maior crescimento e expansão internacional para marcas nos setores de Alimentação, Moda, Saúde e Beleza, Serviços Educacionais e Casa e Construção, segundo relatório anual (2018 – 2019) de desempenho e projeções da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA?
Se você deseja empreender, mas ainda não tem ideia de que tipo de negócio quer abrir, o modelo de franquias é a oportunidade de investir em algo fechado, com produtos já definidos.
Para ser um franqueado, é necessário entrar em contato com os representantes da franquia e solicitar um agendamento de entrevista ou demonstrar interesse em adquirir a franquia, seja por site, e-mail ou telefone.
AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS FRANQUIAS
As franquias são modelos de negócios rentáveis e diversificados, que podem atender desde os microempreendedores a investidores de médio e grande porte.
Por isso, existem vantagens comprovadas para quem tem interesse em abrir uma franquia:
- Possibilidade de expansão e crescimento relativamente rápido;
- Estrutura completa e modelo pronto de negócio;
- Risco de insucesso menor, se comparado a outros negócios;
- Financiamento fácil e seguro, com contrato e normas padrão;
- Ponto fixo com serviço padronizado.
E, como qualquer negócio, pode apresentar desvantagens também:
- Investimento médio-alto;
- Pouca flexibilidade ou possibilidade de inovação;
- Dependência da matriz e do sistema do negócio;
- Taxas de financiamento e contrato;
- Possibilidade de baixa no valor de mercado da marca-mãe e desvalorização da franquia.
DEVERES DO FRANQUEADO
- É o único responsável pelos resultados da franquia;
- Deve investir e reinvestir no negócio;
- Seu papel é assegurar a gestão com pessoal qualificado e com perfil adequado;
- Terá de remunerar o franqueador pelo uso do sistema por meio do pagamento de royalties (períodos e valores conforme contrato, variando de franquia para franquia);
- Tem obrigação de seguir e preservar as regras do sistema;
- Continuamente, deverá contribuir para o aperfeiçoamento do sistema fornecendo feedback para o franqueador.
A franquia é um modelo de negócios diferenciado para quem não quer construir tudo do zero e tem desejo de empreender, com boas chances de prosperar e construir uma trajetória profissional de sucesso.
E você, tem interesse em franquias ou gostou de saber mais sobre o assunto?
Continue na Academia Assaí para mais conteúdos de negócios e tudo o que você precisa saber na hora de empreender com qualidade e excelência!