Alimentação Saudável

Dia do Trigo: importante alimento, mas tem sido substituído

Postado em: 08 de Novembro de 2021 às 18:01 Por Jhonatan Alves

Das massas, bolos e pães, até a latíciníos, o tão famosos trigo está presente. Este alimento mundialmente consumido, tem dado espaço a alternativas sem glúten!

O trigo faz parte da culinária brasileira e está presente desde os pães, a massas e até mesmo nas cervejas. Este alimento é tão famoso e renomado, que dentro do âmbito religioso é citado inúmeras vezes na bíblia, em parábolas e histórias. E para celebrar este alimento, o dia 10 de novembro foi designado à esta função. 

A importância do trigo para alimentação do homem remonta há 8 mil anos, passando pelo contexto das civilizações egípcias e chegando até a atualidade. No trigo podemos encontrar importantes nutrientes, como: vitamina E, zinco, cálcio, fósforo e selênio. Todos fundamentais para o desenvolvimento humano.

Entretanto, um dos componentes do trigo, o glutén, é um dos vilões que têm tirado o trigo da alimentação mundial. Segundo médicos e especialistas, o glúten transforma-se em uma espécie de cola grudando nas paredes intestinais. Com o tempo, isso acarreta em uma pane no sistema digestivo, aumento da gordura na região do abdome, dores articulares, alergias cutâneas e até depressão.

Por isso, o trigo tem dado lugar a outros alimentos que podem oferecer a farinha refinada – um dos maiores extratos utilizados pela humanidade à feitura de pães, massas e outros. O milho, arroz e mandioca têm ocupado - devagar, mas com grande abrangência – o lugar do trigo nas mesas das famílias brasileiras e também internacionalmente.

Em qualquer academia de ginástica podemos observar um padrão: a alimentação de quem se propõe a realizar exercícios físicos tende a excluir o trigo para que a perda de gordura abdominal seja mais rápida.   

Entre os principais problemas causados pelo glúten, que também é encontrado na aveia, no centeio e na cevada, estão:

- Intolerância alimentar desencadeando desconforto abdominal, gases e retenção de líquidos;
- Obesidade;
- Baixa imunidade;
- Intoxicação e enxaquecas;
- Osteoporose, cáries, ranger de dentes, insônia, hipertensão e colesterol alto.

Para consumir o trigo de maneira mais saudável, indica-se:

- Sempre dê preferência aos alimentos feitos com farinha de trigo integral, que contêm a casca do trigo, importante fonte de fibras e vitaminas;
- Use o gérmen de trigo! É a parte mais rica em vitaminas e minerais, com: ácido fólico, vitamina E, zinco, cálcio, fósforo e selênio. Pode ser usado em sopas, purês, saladas, iogurtes e vitaminas;
- O farelo de trigo é importante para a saúde e bom funcionamento do instestino;
- Use o triguilho, ou comumente chamado de trigo para kibe. Ele aumenta a saciedade e por isso é aliado na perca de peso.

Confira receita de kibe vegano

kibe vegano trigo

Ingredientes

500g de trigo de kibe
2 xicaras de farinha de trigo integral
1 xícara de alho-poro picado
Sal e temperos agosto
100ml de azeite ou oleo
Suco de 1 limão
Óleo par fritar

Modo de preparo:
Hidrate o trigo para kibe em água morna por 1 hora. Retire toda a água. Junte os demais ingredientes e misture bem. Faça o kibe pressionando com com as mãos e, em seguida, frite.

Essa receita rende 15 kibes a uma média de gastos em R$ 25. Cada kibe pode ser vendido a R$ 6,00. 

E aí, gostou das nossas dicas? Para não perder nada, nos siga nas redes sociais e ouça o nosso podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI

Vitrine do Fornecedor

Ambev
Perdigão
Perdigão
Ajinomoto
Arrifana
Cepera
Ekma
Ki Sabor
Qualy
Rosa Branca
Sadia
Sofiteli
Vigor