Alimentação Saudável
Alimentos orgânicos: por uma gastronomia saudável e cuidadosa
Postado em: 11 de Novembro de 2020 às 06:00 Por Redação
Inserir alimentos orgânicos na produção do seu empreendimento pode agregar valor à marca e contribuir para uma sociedade mais saudável
Hábitos mais saudáveis ganham cada vez mais espaço na vida das pessoas e, quando o assunto é alimentação, isso não é diferente. Realizada em 2019, uma pesquisa divulgada pela Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) apontou que 19% dos brasileiros consomem alimentos orgânicos. Dos entrevistados, 67% mostraram-se dispostos a comprar produtos orgânicos e 35% haviam consumido algum alimento do segmento nos últimos seis meses.
Sendo uma tendência cada vez mais presente internacionalmente e também no Brasil, trabalhar com alimentos orgânicos pode ser o diferencial que o seu negócio precisa para encontrar novos consumidores e permanecer atualizado quanto às mudanças do mercado de alimentação. Para Fábio Meirelles Frugoli, empresário de São Paulo (SP), sócio e administrador do Muda Organic Burger & Bar, a ideia de abrir um estabelecimento que trabalha com alimentos orgânicos surgiu a partir da união de dois restaurantes com estilos distintos: o projeto idealizado por ele mesmo, Nattu Organic & Natural Food, restaurante de alimentos saudáveis com foco em produtos orgânicos (vendido em 2018 para o Grupo Fiva Capital), com o St. Joe Burgerhouse, localizado em São José dos Campos (SP).
“A ideia era proporcionar uma experiência única de suculência de um delicioso hambúrguer sem produtos químicos, hoje presente na grande parte dos alimentos brasileiros, oferecendo uma carne de alta qualidade, sem hormônios ou qualquer tipo de conservantes”, afirma Meirelles. No início no negócio, o empresário diz que a seleção de fornecedores e a criação do cardápio foi o grande desafio, sendo necessário estreitar diversas parcerias para que o projeto pudesse virar realidade, com meses de busca até conseguir fechar e completar o ciclo de produtos orgânicos para o empreendimento.
Quanto à recepção do público, o entrevistado relata que encarou alguns desafios, já que muitas pessoas ainda não possuem grande preocupação com a alimentação ou não tem acesso às informações sobre o tema, desconhecendo o quão grave são as toxinas hoje presentes nos produtos e o que são, de fato, produtos orgânicos. Ao responder sobre o futuro do empreendimento, ele diz: “vamos analisar para onde e como se comporta o consumidor após a pandemia, para entender o que e como iremos ofertar nossos produtos e quais serão os próximos passos em um futuro não muito distante.”.
Por fim, Fábio deixa um recado aos micro e pequenos negócios que pretendem começar a trabalhar com alimentos orgânicos: “a grande dica para pessoas que pensam em entrar no ramo de alimentos saudáveis, é investir em marketing! Agora, o mais importante é informar o seu público, trazer à tona o que as toxinas, agrotóxicos e hormônios de aceleração trazem de malefício para o organismo do ser humano. É possível mostrar os benefícios de uma alimentação saudável e aproveitar o momento que estamos vivendo para enfatizar o quão importante é manter a nossa saúde e bem estar.”.
E aí, preparado para se atualizar? Confira mais novidades sobre o mercado de alimentação e encontre as melhores estratégias para o seu empreendimento. Para isso, conheça também o podcast Negócio em Dia da Academia Assaí para transformar o seu negócio em poucos minutos. Aproveite!