AtualidadesBares e Lanchonetes
Anvisa: Negócios de alimentação devem se atentar às orientações
Postado em: 03 de Julho de 2020 às 11:40 Por Redação
Medidas e orientações foram atualizadas para que os comércios adotem todos os cuidados necessários durante a pandemia
Nos últimos meses, foi preciso redobrar os cuidados sanitários e adotar práticas indicadas pela Anvisa, como o uso de máscaras e luvas. Tanto em casa quanto nas lojas, funcionários e empreendedores precisam se atentar às informações diárias sobre o tema, para que seja possível entender o que estamos vivendo e enfrentar isso da forma mais segura possível.
ANVISA REFORÇA ORIENTAÇÃO SOBRE O MANUSEIO DE ALIMENTOS
Visando reforçar a importância de tais medidas no cotidiano dos negócios que atuam na área de alimentação, a Anvisa atualizou suas orientações, destacando a necessidade de manter muito cuidado em todos os processos, desde a fabricação de produtos até o atendimento aos clientes.
Segundo o portal de notícias da Anvisa, o novo conteúdo está reunido em três documentos direcionados à trabalhadores e cliente:
- Nota Técnica (NT) 47/2020 – orientação sobre o uso de luvas e máscaras nos estabelecimentos.
- Nota Técnica (NT) 48/2020 – orientação sobre boas práticas de fabricação, acrescentando e reforçando medidas para a manipulação dos alimentos.
- Nota Técnica (NT) 49/2020 – recomendações para os serviços de alimentação com atendimento ao cliente.
Além de cuidados como a higiene das mãos, dos espaços utilizados e superfícies em que ocorre contato frequente, é preciso que os comércios se atentem a orientações sobre a saúde dos trabalhadores, respeitando o distanciamento com a divisão de turnos (no caso de equipes maiores), garantindo equipamentos de proteção individual e controlando o transporte dos produtos oferecidos.
A Anvisa também chama a atenção para os processo de fabricação e manipulação dos itens oferecidos, mesmo que não haja comprovação de transmissão por produtos alimentícios. Vale lembrar também que, nesse cenário, o uso de luvas, máscaras, óculos ou qualquer outro item não substitui os cuidados com a higiene e é preciso atenção ao uso adequado desses equipamentos.
Para saber exatamente como agir e se adaptar à nova realidade, visite o portal oficial da Anvisa e fique por dentro de todas as recomendações para a segurança de clientes e funcionários, mantendo assim o seu negócio ativo de forma ainda mais responsável.