EconomiaEmpreendedor

retomada da economia no setor de alimentos

Como será a retomada da economia no setor de alimentação

Postado em: 04 de Maio de 2020 às 11:50 Por Redação

 

O mercado de alimentação fora do lar – segmento também conhecido por foodservice – beneficia uma parcela enorme da população brasileira de diversas formas. Além de garantir alimentação para o dia a dia de milhões de pessoas, ele é um dos motores da economia do país. De acordo com dados de 2019 do Sebrae, o setor é responsável por gerar seis milhões de empregos em cerca de um milhão de negócios e corresponde a 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, com um faturamento de 176 bilhões de reais ao ano.

A maior parte dos negócios de alimentação fora do lar é composta por pequenos empreendimentos – são restaurantes, pizzarias, bares e demais negócios de ponto fixo, além de empreendimentos que produzem alimentos por encomenda e até mesmo vendedores ambulantes. E a pergunta que praticamente todos os proprietários de pequenos empreendimentos de foodservice se fazem é: “Como será a retomada da economia do setor após o período de quarentena?”.

SETOR DE ALIMENTOS E SUA RETOMADA

Para especialistas do mercado de foodservice, a recuperação será lenta e gradual, exigindo principalmente capacidade de adaptação dos pequenos negócios.

Em uma conferência on-line com autoridades do setor promovida pelo Latam Retail Show, o presidente do Instituto Foodservice Brasil (IFB), Ely Mizrahi, afirmou que a retomada do setor deve começar a acontecer mais próximo ao fim do ano, de forma gradativa: “O mercado só tende a se reestabelecer mais para o último semestre do ano, ganhando mais força apenas no ano que vem.

Nos próximos meses haverá o desafio de sobrevivência dos negócios. Sairemos de um momento bastante desafiador, que é operar com receitas marginais, vindas de operações como delivery e retirada no balcão, que é o que está permitido operar. Isso deve continuar ocorrendo até junho (com variações de estado para estado e cidade para cidade), com o início de uma curva de retomada que virá acompanhada de uma série de protocolos de segurança”, observa Ely Mizrahi, destacando que haverá também mudanças no comportamento do consumidor: “Mesmo com a reabertura dos estabelecimentos, o comportamento dos consumidores ainda será de receio em relação à proximidade com outras pessoas. A perda desse receio vai levar um tempo e vai arrefecer à medida que houver soluções científicas para a cura do vírus”.

As mudanças de comportamento do consumidor, aliás, são vistas por especialistas do setor como um dos principais pontos de atenção para o empreendedor. A consultora de negócios do Sebrae Suelen Pedroso destaca que, com o tempo prolongado que as pessoas têm ficado em casa, passa a haver um olhar mais atento para as contas e despesas e, principalmente, para a readequação financeira ao novo cenário. Além disso, ela afirma que haverá também uma nova preocupação do consumidor com os aspectos sanitários dos estabelecimentos. “A preocupação com o consumo consciente vem à tona. O consumidor não vai deixar de comer fora, mas pode readequar seus orçamentos repensando esse tipo de gasto”, explica a consultora. “Além disso, aspectos que envolvem a vigilância sanitária passarão a ser mais observados. O cliente acabou entrando indiretamente no processo produtivo dos alimentos e quer saber como a empresa faz, como embala, como sai para a entrega. Com isso, é preciso mostrar para os clientes o quanto a empresa está preocupada com os riscos e como está agindo para minimizá-los ao máximo”.

HORA DE REPENSAR PROCESSOS

Apesar do cenário desafiador, um importante componente apontado pelos especialistas é que o momento representa uma oportunidade para que quem empreende no repense suas operações, com o objetivo de se adaptar do ponto de vista de eficiência e redução de custos.  “Sob a ótica da oportunidade, esse é o momento de pensar em formas que podemos nos reinventar. É hora de olhar para dentro do negócio e pensar no que se pode fazer de diferente e como se pode ser mais eficiente”, comenta. “Há oportunidades de eficiência na cozinha, na gestão do negócio, na melhoria do atendimento, até mesmo na reestruturação do cardápio. Será que não é o momento de enxugar um pouco o cardápio, olhar o que não está vendendo e repensar se aquele item deveria estar lá? Por que não deixar de ter um cardápio físico e ter um cardápio digital com um QR Code, por exemplo, para o cliente ter acesso às opções de alimentos e bebidas, reduzindo custos para o negócio?”, observa.

Suelen também destaca a importância de aproveitar o momento como uma oportunidade de readaptação e reinvenção do empreendimento e do próprio empreendedor: “Em vez de falar sobre recuperação, precisamos antes falar em readequação. Tudo que envolve mudanças envolve resistência, mas envolve também resultados lá na frente. No Sebrae estamos deixando muito clara a importância da transformação digital dos pequenos negócios a partir desse momento. E isso requer um cuidado muito grande com o planejamento financeiro da empresa. Esse é um momento para enxugar custos e, na medida do possível alocar algum investimento para essa transformação digital, pois é isso que vai alavancar as vendas. Esse é o novo jeito de atendimento e até mesmo de entrega”.

CONHECIMENTO E CAPACITAÇÃO

Após o início da retomada do funcionamento normal, os empreendedores do setor deverão buscar as informações e orientações adequadas para conduzir seus negócios da melhor forma possível. “É preciso pensar no que os protocolos de segurança apontados pelas autoridades vão exigir de custos. A separação das mesas a um metro de distância uma da outra, por exemplo, gera um impacto, pois alguns dos estabelecimentos vivem do giro. Também haverá a necessidade de se adaptar a todos os itens de segurança, como a higienização de todos os utensílios e do ambiente, e o fornecimento de itens como máscaras e álcool-gel para funcionários e clientes”, afirma o presidente do IFB.

A consultora do Sebrae reforça a importância de o empreendedor aproveitar esse período para investir em conhecimento para replanejar e readequar o negócio da melhor forma. “Inúmeras instituições estão disponibilizando cursos, conteúdos e até mesmo consultorias sem custos para o empreendedor. Com os desafios da retomada econômica e essa mudança de comportamento do consumidor, é preciso mais do que nunca se capacitar para gerenciar bem o empreendimento”, completa Suelen.

 

Como você viu acima, informação é o principal componente para ajudar você, que empreende no setor, a vencer todos os desafios dos próximos meses mantendo a operacionalidade do seu negócio. Para isso, conte com a diversidade de conteúdos da Academia Assaí Bons Negócios! São cursos, informações e notícias sempre atualizadas sobre o que acontece de novo no mercado de alimentação fora do lar. Clique aqui para acessar todos os nossos conteúdos gratuitos!

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Patrocinadores Master

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Predilecta patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Vigor patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Mococa patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Bunge patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí