ReceitasConfeitaria
Sobremesas ao redor do mundo: conheça 7 receitas irresistíveis
Postado em: 07 de Outubro de 2022 às 17:44
Dia 09 de outubro é comemorado o Dia da Sobremesa e para celebrar, a Academia Assaí te convida a conhecer sobremesas de diversos países e o modo de fazer cada uma.
Com essas receitas, você pode aumentar seu cardápio e oferecer novos sabores aos seus clientes. Aperte o cinto e embarque conosco nessa doce viagem!
Receitas irresistíveis de sobremesa para você aprender e lucrar
SUSPIRO LIMEÑO - PERU
Esta sobremesa peruana combina a doçura do leite condensado com o toque azedinho do limão. Além disso, o merengue leva vinho do Porto. O resultado é uma sobremesa super perfumada, cremosa e irresistível!
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite (sem soro)
- ½ xícara de chá de leite
- 6 gemas
- Caldo de 2 limões
- 1 canela em rama
- 3 claras
- ½ xícara de chá de vinho do Porto
- 1 de xícara de chá de açúcar
- Raspas de limão
- Canela em pó a gosto
Modo de preparo
Bata as gemas e reserve. Em uma panela, aqueça o leite condensado, o leite e o creme de leite com a canela em rama. Mexa por cerca de 20 minutos, até formar um creme que se desgruda do fundo da panela. Desligue o fogo e acrescente, aos poucos, o creme quente sobre as gemas, mexendo bem com a espátula a cada adição. Descarte a canela em rama e misture o caldo de limão. Preencha algumas tacinhas de sobremesa com o creme e leve à geladeira por no mínimo duas horas. Enquanto o creme é resfriado, faça o merengue. Em uma panela pequena, misture o açúcar e o vinho do Porto. Leve ao fogo baixo para cozinhar, sem mexer, por cerca de 15 minutos até atingir o ponto de fio. Reserve. Na batedeira, bata as claras em neve e adicione a calda de vinho do Porto ainda quente até formar um merengue firme. Adicione as raspas de limão e mantenha o merengue na geladeira, em um recipiente coberto, até a hora de servir. Sirva o creme gelado com merengue polvilhado com canela em pó.
TORTA BANOFFEE - INGLATERRA
Criada na Inglaterra, na década de 1970, esta sobremesa traz a combinação irresistível de banana, doce de leite e nata batida. O nome Banoffee surgiu da união das palavras “Banana” e “Toffee”, que significa “caramelo” em inglês.
Ingredientes
- 300g de biscoito maisena
- 150g de manteiga sem sal
- 400 g de doce de leite pastoso
- 3 bananas nanicas cortadas ao meio em fatias ‘de comprimento’
- 300 ml de creme de leite fresco
- 40g de açúcar
- 10g de café em pó solúvel
Modo de preparo
Em um processador, triture os biscoitos até obter uma farofa fina. Derreta a manteiga processe juntamente com a farofa, até formar uma massa. Cubra uma forma de 25 cm com a massa, apertando com a ponta dos dedos e subindo um pouco pelas laterais. Leve ao congelador por pelo menos 1 hora. Retire a forma do congelador e leve ao forno preaquecido a 220°C por 10 minutos.
Despeje o doce de leite sobre a massa, cubra com as bananas e finalize com o creme de leite fresco batido em ponto de chantilly. Polvilhe chocolate em pó ou raspas de chocolate e mantenha na geladeira até servir.
ALFAJOR - ARGENTINA
O doce mais popular da Argentina também é muito querido no Brasil e muito fácil de vender.
Nesta receita, trouxemos uma versão muito comum na Argentina, que não leva cobertura de chocolate: é o “alfajor de maicena”. O segredo para um alfajor perfeito é usar um doce de leite bem firme no recheio.
Ingredientes
- 100 g de manteiga sem sal
- 1 xícara de chá de açúcar
- 3 ovos
- 4 colheres de sopa de mel
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 5 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
- 2 colheres de sopa de fermento em pó
- 500 g de doce de leite para rechear
- Coco ralado para finalizar
Modo de preparo
Em uma batedeira, bata a manteiga com o açúcar, o ovo e as gemas. Depois, adicione o mel e a essência de baunilha. Reserve. Em uma tigela à parte, misture a farinha de trigo, o bicarbonato de sódio e o fermento em pó. Junte à mistura batida e sove a massa até ficar lisa e macia. Embrulhe a massa em filme plástico e deixe-a descansar na geladeira por 30 minutos.
Abra a massa com auxílio de um rolo e, com um cortador, recorte círculos de 5 cm de diâmetro. Disponha os círculos de massa em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Depois, una os dois discos de massa com uma cama de doce de leite. Finalize passando as laterais dos alfajores com coco ralado.
TIRAMISÙ – ITÁLIA
O Tiramisù é uma espécie de pavê italiano que leva biscoito champanhe embebido em café e um creme que leva queijo mascarpone, um tipo de queijo cremoso e sem sal.
Graças ao café, esta é considerada uma sobremesa energética. O contraste da suavidade do queijo mascarpone com o café resulta em uma sobremesa surpreendente e muito saborosa! Confira a receita AQUI.
PAVLOVA - AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA
Delicada como a bailarina que inspirou o nome desta sobremesa (a russa Anna Pavlova), a origem deste doce é reivindicada por dois países vizinhos: Austrália e Nova Zelândia. Seja qual for a origem, este suspiro assado é de encher os olhos e, o melhor, é muito fácil de fazer! Confira a receita:
Ingredientes
- 4 claras
- 1 xícara de chá de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 e 1/2 xícara de creme de leite fresco
- 3 xícaras de morangos cortados ao meio ou frutas picadas de sua preferência
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180°C. Bata as claras e o sal na batedeira em velocidade média até formar picos, por cerca de uns 2 minutos. Aumente a velocidade para médio-alta e bata por mais 2 ou 3 minutos. Aos poucos, adicione o açúcar, sem parar de bater. Aumente a velocidade para alta e bata por mais 3 a 5 minutos. Forre uma assadeira com papel-manteiga e trace um círculo no papel usando como molde uma assadeira redonda. Se preferir servir porções individuais, faça vários círculos menores. Despeje o merengue sobre o círculo de papel na assadeira. Asse no forno baixo, a 160°C, por 1 hora. Desligue o forno, mas deixe o merengue repousar no forno por cerca de mais 1 hora. Bata o creme de leite em ponto de chantilly e espalhe sobre o merengue assado. Decore com os pedaços de frutas e sirva a seguir.
NAMURA - LÍBANO
Muito popular no Líbano e em outros países árabes, a Namura é um bolo feito com semolina, uma farinha granulada feita de trigo. Esse ingrediente é facilmente encontrado em empórios árabes. Aproveite a visita e procure água de flor de laranjeira, que é usada para perfumar a calda de açúcar que é despejada ainda quente sobre o bolo.
Ingredientes
- 250g de manteiga sem sal
- 2 e ½ xícaras de chá de açúcar
- 500g de semolina de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 2 e ½ xícaras de chá de leite
- 100g de amêndoas sem pele para enfeitar
- 2 e ½ xícaras de chá de açúcar
- 1 e ½ xícara de chá de água
- Suco de 3 limões
- 1 colher de chá de água de flor de laranjeira (opcional)
Modo de preparo
Em uma tigela misture a manteiga derretida com o açúcar. Adicione a semolina e o fermento aos poucos, intercalando com o leite, até formar uma massa lisa. Despeje a massa sobre uma forma untada e enfarinhada e disponha delicadamente as amêndoas sobre ela. Leve para assar em forno preaquecido a 180º por cerca de 50 minutos, até que a massa fique dourada. Enquanto isso, prepare a calda para regar o bolo. Leve a água com açúcar ao fogo e deixe ferver por 3 minutos. Acrescente o suco de limão e a água de flor de laranjeira e ferva por mais 3 minutos. Retire do fogo e despeje a calda sobre o bolo assado.
ESTADOS UNIDOS – BROWNIE
Por fora, uma casquinha crocante. Por dentro, um bolo ultra cremoso e com sabor intenso de chocolate. Assim é o Brownie, esta sobremesa criada nos Estados Unidos que é o paraíso dos chocólatras. Aprenda a fazer clicando AQUI.
E aí, gostou das receitas? Que tal se tornar um expert em doces? CLIQUE AQUI e faça o curso Padarias e Confeitarias da Academia Assaí! Totalmente online, gratuito e com certificado ao fim das aulas. Inscreva-se!