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Vendas por encomenda: saiba como se programar e encantar a clientela
Postado em: 27 de Junho de 2018 às 14:33 Por Redação
Você, microempreendedor do ramo de alimentos, trabalha com vendas por encomenda? Se esse é o seu tipo de negócio, é preciso muito planejamento e organização para não ficar devendo entregas para o seu cliente!
Aqui na Academia Assaí, a gente ensina tudo o que você precisa saber para efetuar a melhor venda por encomenda com qualidade e conhecimento profissional.
No nosso curso gratuito e exclusivo de Vendas por Encomenda, você acompanha videoaulas para ajudar no dia a dia e aprimorar seu conhecimento de forma prática.
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Além disso, resolvemos separar aqui algumas dicas para você colocá-las em ação desde já e melhorar a parte logística e operacional do seu negócio, garantindo sempre a melhor entrega. Acompanhe os ensinamentos:
7 passos para acertar nas suas vendas por encomenda
1 – ORGANIZE SUA AGENDA E FAÇA LISTAS DO QUE FAZER
Uma boa estratégia de vendas por encomenda começa com prazos e listas de tudo o que você precisa fazer e entregar. Organizar pedidos, contatos de clientes, endereços, nomes de fornecedores, custos por entrega, ferramental e matéria-prima, tudo deve estar anotado e em dia para você não se perder nas informações.
Hoje em dia, existem muitos aplicativos e dispositivos para você se organizar e complementar suas anotações, que atuam como facilitadores na hora de listar seus afazeres e montar sua programação diária, semanal ou mensal. Aliás, esse é outro ponto que chama muita atenção.
Tem o Agendor para organizar suas vendas; o Bills Reminder para lembrá-lo das contas que você tem para pagar e os prazos necessários; o Mint para listar os custos do seu negócio em diversas categorias. Todos grátis! E tem muito mais nas lojas de aplicativos com opções ótimas para empreendedores.
2 – DIVIDA SUAS TAREFAS
Se você trabalha sozinho em vendas por encomenda ou com uma equipe reduzida, é importante dividir bem as tarefas do dia a dia para não se perder e otimizar ainda mais o tempo. Por exemplo, se você tem uma encomenda de bolos e doces, divida entre fazer todas as massas e recheios pela manhã e montar e decorar na parte da tarde para se organizar melhor. Se é você quem também faz a entrega, coloque no papel o tempo que você vai precisar para fazer o delivery e reserve um dia só para isso. Pode ser uma alternativa!
3 - ENTENDA O SEU NEGÓCIO
É importante entender quanto você consegue produzir em determinado tempo, pois isso vai refletir na pontualidade das entregas e na qualidade do seu trabalho. Prometer ao cliente mais do que você consegue produzir pode ser um tiro no pé. Vá, aos poucos, calculando quantas unidades por hora você consegue criar e estipule uma média do seu serviço. Assim, fica mais fácil entender seu negócio e oferecer a melhor data de entrega.
4 – TERCEIRIZE SUAS ENTREGAS
Já existem alguns serviços de entrega via aplicativo! São prestadores de serviço especialistas em levar produtos de diversas categorias de forma eficiente, o que pode ser vantajoso para você! Entre em contato e veja se é possível fazer uma parceria para que eles cuidem do delivery do seu negócio.
5 – ESTABELEÇA CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Muitas vezes, os clientes resolvem mudar os planos da encomenda ou, por algum imprevisto, decidem que o endereço de entrega mudou. Por isso, você precisa manter a agenda atualizada para não perder nenhuma informação e ficar sempre atento às mudanças que podem aparecer. Celular, e-mail e chat online são alternativas fáceis, baratas e com ótimo alcance!
Além disso, inclua todos os custos que você precisa para produzir. Não se esqueça de colocar na lista os insumos, a mão de obra, a entrega e a manutenção dos equipamentos e valorize o seu negócio!
6 – PROGRAME SEU ESTOQUE
Se você trabalha com estoque, certifique-se de manter sempre um bom giro de produtos para que nada fique parado e estrague, por exemplo. Manter um estoque é fundamental para gerenciar crises ou se prevenir contra imprevistos, como, por exemplo, queda de energia, falta de abastecimento, problemas com o veículo de entrega, entre outros.
7 – ESTUDE AS POSSIBILIDADES
É importante entender o seu negócio e visualizar sua produção a longo prazo. Sua empresa está crescendo? Os pedidos estão aumentando? Você tem mão de obra suficiente para atender à demanda? Existe algo que possa facilitar a entrega? É possível expandir o seu negócio para outras regiões?
Há muitos questionamentos envolvidos, mas que são necessários para você entender como funciona todo o processo na sua microempresa, o que é uma forma de crescer profissionalmente e criar ou consolidar sua marca. São cuidados que todo empreendedor precisa para ter uma visão ampla e mais assertiva do próprio investimento.
Isso quer dizer que é preciso continuar estudando e aprimorando sua capacidade de gestão, indo atrás de mais clientes, montando uma equipe qualificada, estruturando o seu ponto de venda, centro de produção e distribuição e muito mais.
Então já sabe: precisando de dicas e auxílio na sua trajetória profissional, é só acompanhar os cursos da Academia Assaí e ler todas as nossas matérias focadas em estratégias comerciais para microempreendedores.
Continue acompanhando nosso blog e fique sempre atualizado(a) sobre o seu negócio!