Negócios

O que é e como tornar seu negócio escalável

Postado em: 17 de November de 2020 às 09:00 Por Redação

O que torna um negócio escalável? Empreender é um desafio e, para que seu negócio cresça, você precisa prepará-lo desde o início.

Cada escolha no presente gera um resultado no futuro, e, por isso, vamos falar sobre o que é necessário para tornar possível a escalabilidade do seu negócio.

Como funciona um negócio escalável?

Um negócio escalável é aquele que é capaz de se moldar às novas realidades de mercado sem grandes barreiras operacionais ou de gestão. Nesse sentido, a escalabilidade de um empreendimento avalia ferramentas, recursos e o trabalho necessário para não apenas “dar conta das mudanças”, mas, também, crescer ao lado das novas demandas.

Além disso, resiste às pressões de crescimento e não afeta seus recursos e sua estrutura de forma significativa. Outra característica da escalabilidade de um empreendimento é a de expandir mantendo a eficiência, sem ser impactado pelo aumento das demandas. Mas, antes de botar a mão na massa, conheça abaixo dois importantes conceitos sobre esse tema.

Escalabilidade horizontal (out) 

Empreendimentos que usam esse conceito têm o objetivo de se tornarem as maiores referências dentro dos seus segmentos. Vamos supor que você seja o dono de uma tapiocaria local e deseja ampliar suas vendas para todo o estado.
Abrangendo ao máximo seu atendimento, é possível se tornar um dos líderes do segmento, e com a atuação mais ampla e eficiente,  você vende mais.

Escalabilidade vertical (up) 

Esse conceito é voltado para empresas que desejam crescer e ampliar seus segmentos, ou seja, aumentar a variedade de produtos ou serviços dentro no seu nicho de mercado. Para um vendedor de morangos que deseja abrir uma frutaria, por exemplo, embora seu mix de produtos seja bem maior, o foco das suas vendas não é baseado no aumento do seu mercado, mas, sim, na diversidade dos seus produtos para o mesmo público.

Como tornar seu negócio escalável

Um negócio escalável contém três características: é ensinável, é valioso e é replicável. 
Ser ensinável significa que o processo criativo do seu produto ou serviço pode ser repassado para outros membros da equipe, tornando a expansão um processo seguro e facilitado, o que proporciona a você, empreendedor, mais mobilidade e tempo para tomar outras decisões. Atualmente, seu trabalho pode ser repassado para outro profissional? 

A segunda característica que torna um negócio escalável é ser valioso. Isso significa que, se um vendedor de coxinhas entrega aos seus clientes um lanche gostoso, fresco, bem produzido e que o difere da concorrência, seu empreendimento está no caminho da escalabilidade. O que faz do seu produto algo valioso e que agrega valor aos seus consumidores?

Por fim, um negócio replicável (terceira característica da escalabilidade) é aquele que obtém sucesso quando falamos sobre multiplicação e geração de receitas. Isso comprova que seu método produtivo é funcional e viabiliza um mercado para possíveis expansões. 

Expandir seus negócios é uma tarefa desafiadora, por isso, no site da Academia Assaí Bons Negócios, você encontra diversos materiais para auxiliá-lo(a) nesse processo. Confira!