Alimentação Saudável

Resgate de culinária ancestral com brasilidade

Culinária africana com uma pitada de tempero brasileiro

Postado em: 08 de December de 2020 às 17:30 Por Redação

Você sabia que o Brasil é o país com a maior afrodescendência do mundo fora do continente africano? O resultado desse patrimônio pode ser visto na maneira como falamos, em nossas raízes culturais, nas tradições religiosas e, é claro, na culinária.

A gastronomia africana influenciou diversos pratos brasileiros, principalmente na culinária baiana. Aliás, muitas pessoas confundem a cozinha baiana com a africana. Foi para desfazer essa confusão e mostrar as diferenças entre essas culinárias que surgiu a Baobá Comedoria.

O objetivo da Baobá Comedoria é fazer o resgate histórico e cultural das matrizes africanas por meio da comida, oferecendo pratos de diversos países do continente africano.

RESGATE CULINÁRIO ANCESTRAL

Formado em Gastronomia desde 2012, Gerônimo Vinicius é o chef e fundador da Baobá Comedoria, empresa de alimentação para eventos que, desde 2018, traz de maneira prática e autoral a gastronomia africana ao mercado, proporcionando para seus clientes a descoberta de novos sabores e uma nova cultura.

“A Baobá era o projeto do meu TCC da pós-graduação em Gestão de Negócios. Na época, tinha como plano montar um ponto fixo de atendimento. Porém, recebi uma proposta para trabalhar em um evento de rua. Com isso, enxerguei uma oportunidade mais viável, levando em consideração todos os custos de um ponto fixo”, afirma o empreendedor.

Paixão que vem de berço

Ao longo de sua trajetória profissional, Gerônimo teve contato com a gastronomia italiana, mexicana, francesa e contemporânea, além da confeitaria e da panificação. Mas seu contato e interesse pela cozinha vem bem antes disso. “Desde pequeno, fui acostumado com a cozinha e a churrasqueira. Meus pais, minhas tias e meus familiares mais próximos se reuniam em almoços e festas e, embora eu não colocasse a “mão na massa”, estava sempre por perto, experimentando, observando e conhecendo”, comenta Gerônimo.

Da falta de visibilidade surgiu uma oportunidade

Depois de trabalhar na cozinha de diversos restaurantes, Gerônimo notou que dificilmente recebia os créditos pela elaboração de algum prato e, aliado a isso, começou a se sentir incomodado com a realidade nos “bastidores”. “O que não aparece nos “holofotes” dos grandes restaurantes é a mão de obra preta nas cozinhas, em que os créditos do prato são sempre destinados a um chef de pele branca que sequer entra no estabelecimento. A partir disso, decidi empreender e, mais do que isso, levar para as pessoas a verdadeira culinária africana, resgatando aspectos históricos e culturais das matrizes africanas por meio da comida e criando pratos de diversos países do continente”, afirma o cozinheiro. 

A junção da culinária africana com o tempero brasileiro

Academia Assaí - Culinária africana com uma pitada de tempero brasileiro

Embora a culinária brasileira seja parecida com a do continente africano e tenha sofrido grandes influências de lá nesse aspecto, o chef afirma que são totalmente diferentes. “A comida baiana é o contato mais próximo que grande parte das pessoas tem com a gastronomia africana, mas estamos falando de culinárias totalmente diferentes. Embora nosso objetivo seja usar ingredientes e métodos de preparo típicos, existem receitas que precisam de especiarias que não encontramos no Brasil. Por isso, precisamos adaptar a receita para a nossa realidade”, completa.

Mudanças e impactos da pandemia

Inicialmente, a Baobá Comedoria atendia, em sua maioria, eventos de rua e feiras. Inclusive, participou da Feira Preta em 2018, 2019 e neste ano, de modo virtual, preparando ao vivo um dos pratos mais famosos do empreendimento.

Contudo, diante das mudanças por conta do da pandemia de Covid-19, Gerônimo explica que teve que reajustar seu negócio para continuar funcionando. “Com todos os eventos de rua cancelados por causa do isolamento social, passei a trabalhar sob encomenda, utilizando as redes sociais para a divulgação e a venda dos pratos”, diz o chef.

Valorização e respeito pela cultura ancestral

A Baboá Comedoria é um empreendimento de impacto social e cultural, resgatando e levando a gastronomia africana para outras pessoas. “Grande parte do que sabemos sobre nossos ancestrais africanos foi apagado, mas, assim como a moda, a música e a arte, reproduzo pratos da maneira mais fiel possível para que o maior número de pessoas possa ter essa experiência de imersão cultural africana.”

Fique por dentro de tudo o que acontece na Feira Preta 2020! Para mais conteúdos como este, acesse https://www.academiaassai.com.br/.