Empreendedorismo

Inteligência emocional na gestão do negócio - Academia Assaí

Inteligência emocional: como lidar com as emoções na gestão do negócio

Postado em: 26 de February de 2021 às 14:53 Por Redação

Você sabe o que é inteligência emocional e como ela é importante para a gestão do seu empreendimento?

O mundo está passando por mudanças jamais vistas – e mesmo quem está no mercado há muito tempo, acostumado com as crises, questiona-se sobre quais são os impactos dessas mudanças sobre o negócio. 

Todas essas preocupações e incertezas podem prejudicar você e o modo como gerencia seu negócio, por isso, no post de hoje, abordamos esse tema tão importante e mostramos como a inteligência emocional pode ajudá-lo(a) a ter uma gestão mais saudável. Acompanhe a leitura!

Academia Assaí - Inteligência emocional

Quem trabalha por conta própria sabe que separar o profissional do pessoal não é uma tarefa tão simples. Durante a jornada empreendedora, nos deparamos com diversas situações que influenciam ambas as partes e, neste momento, entender essa avalanche de sentimentos e emoções pode ser decisivo para saber lidar com situações inusitadas, desconfortáveis ou até mesmo negativas.

Inteligência emocional é a capacidade de controlar emoções, lidar com situações cotidianas, construir relações saudáveis e fazer escolhas mais conscientes ao longo da vida. 

Para quem empreende, isso significa saber lidar, de forma profissional, com a gestão do próprio negócio e as próprias emoções, pensando, sentindo e agindo de forma inteligente e consistente sem permitir que elas interfiram nas relações com o consumidor ou nos resultados do seu empreendimento.

Mas qual é o primeiro passo para desenvolver sua inteligência emocional e usá-la a favor do seu empreendimento?

Fernanda Landoski Monteiro é psicóloga, com uma especialização a caminho em avaliação psicológica. Há seis anos, atua na área de desenvolvimento humano organizacional e afirma que acreditar no seu crescimento pessoal e profissional é um dos primeiros passos para gerir melhor suas emoções e empreender melhor.

“Por meio do autoconhecimento, é necessário encarar diária e diretamente seus erros e utilizar essas informações e lições para alterar as estratégias de negócio quando necessário, avaliando com franqueza quais qualificações pessoais você precisará adquirir para que seu negócio se desenvolva no futuro”, comenta.

Para gerenciar melhor seu negócio, é preciso domínio próprio e conhecimento sobre si. Isso pode ajudá-lo(a) a organizar melhor suas decisões, separar as melhores oportunidades e diminuir situações de estresse e descontrole. 

O que fazer para evitar que as emoções influenciem negativamente seu negócio

Academia Assaí - inteligência emocional

Em um cenário de tantas incertezas, dificilmente iremos gerir nossas emoções da mesma forma que em um contexto de ascensão econômica, por exemplo. Por isso, se você concluir que suas emoções estão afetando negativamente os resultados do seu empreendimento, é preciso atenção.

“Nesses momentos, é preciso definir seu objetivo e avaliar todos os meios necessários para prosseguir no caminho da realização. Nenhuma decisão deve ser tomada de forma precipitada e sem estudo prévio. É importante discutir, questionar e investigar até obter um panorama claro sobre o ponto de partida”, afirma a profissional.

Além disso, Fernanda diz que é necessário focar suas energias na avaliação de seu comportamento e averiguar se o seu negócio está sendo utilizado como um veículo de manutenção para a sua própria grandeza ou se, de fato, é tido como uma máquina de crescimento, não apenas para si, mas também para os possíveis colaboradores e seu negócio como um todo.

Empreendedorismo como ferramenta de controle emocional

Academia Assaí - Inteligência Emocional

Para muitos profissionais, empreender pode ser uma ferramenta que auxilia no controle emocional. Entretanto, não é uma regra – e isso só ocorrerá quando existir conexão e interesse com a atividade empreendedora.

“Gerir um negócio pode ser, sim, um facilitador do autocontrole, porém, isso vai depender do objetivo e do conceito de realização pessoal de cada indivíduo, pois, por meio dessa atividade, é possível alcançar certa plenitude emocional”, conclui Fernanda.

Como ter controle sobre as emoções e por onde começar

O equilíbrio emocional está diretamente ligado ao nível de autoconhecimento de nossas emoções.

Por isso, para a psicóloga, o primeiro passo é reconhecer que o ser humano está sujeito à instabilidade e que isso interfere de forma inevitável em todos os contextos de nossa vida

Depois, é preciso conscientizar-se sobre a importância de iniciar uma caminhada em busca do autoconhecimento, pois somente por meio dele será possível identificar nossas qualidades e nossas habilidades intelectuais.

Se o seu negócio conta com outros profissionais, é preciso ficar de olho para entender qual é a influência que sua gestão tem sobre as emoções e a saúde dos colaboradores.
No 32º episódio do nosso podcast Negócios em Dia, conversamos com um especialista em segurança do trabalho, a fim de entender quais são os cuidados e as responsabilidades de um gestor sobre seus colaboradores nesse sentido. Para saber mais sobre, clique aqui e ouça agora mesmo!

Para receber outras dicas e conteúdos para auxiliá-lo em uma gestão mais segura e benéfica, acompanhe nosso Instagram: @AcademiaAssai. Até a próxima!