Negócios
Ferramentas de organização para facilitar seu 2022
Postado em: 09 de November de 2021 às 17:36 Por Jhonatan Alves
Organize seu negócio com ajuda dessas dicas e ferramentas para um 2022 de muito sucesso!
2022 já está aí! E o(a) empreendedor(a) certamente já tem planos para o novo ano! Mas, caso você queira uma ajuda para organizar seus negócios ou mesmo iniciar um, a Academia Assaí vai ajudá-lo(a) com isso. Separamos algumas dicas e ferramentas especiais para empreender e se organizar em 2022.
Empreender sempre envolve riscos, sejam eles menores ou maiores, por isso, é importante estar atento ao planejamento e à pesquisa de mercado, a fim de que suas expectativas estejam alinhadas aos resultados possíveis dentro do seu ramo de atuação.
Um passo inicial para empreender e se organizar é ter consciência de qual é o seu negócio. Se você vende ou vai vender doces, por exemplo, é importante ter um bom conhecimento a respeito do assunto. Fica inviável a comercialização de doces de confeitaria se você nunca fez sequer um brigadeiro.
Outro ponto fundamental é estudar o mercado da área em que você empreende ou vai empreender, ou seja, entender as demandas e as novidades para não se perder naquilo que o(a) agrada. Temos certeza de que os papais e mamães adorariam que os filhos consumirem apenas legumes e verduras, mas há um apelo da garotada por outros tipos de alimentos, ou seja, a demanda é outra se comparada à vontade dos pais. No caso de um pequeno negócio de alimentação, quem dita as regras da comercialização são os clientes.
No sentido financeiro, o assunto chama mais atenção porque tudo depende disso – do investimento dar certo. Mas há uma maneira mais fácil de gerir esse risco: com a ajuda de anotações. Manter uma planilha de cálculos de custos fixos e variáveis é importante para não se perder e conseguir manter as contas em dia. Para fazer uma planilha assim, basta, mensalmente, listar todos os gastos fixos, como contas de água, luz, internet, gás, folha de funcionários (se houver), e os gastos variáveis, como taxas, dinheiro extra para emergências, aumento nas contas de custo fixo, entre outros. Distribuindo tudo de maneira facilitada para visualização, fica mais fácil controlar os gastos e entradas.
Além disso, também há a necessidade de manter uma rotina de divulgação e marketing para os seus produtos. Para os empreendedores do ramo de alimentação, separamos um e-book especial para fortalecer essas ações no ambiente digital, o “Redes Sociais Descomplicadas para o Pequeno Negócio”, que você pode baixar clicando AQUI.
Mesmo diante de todas essas dicas, é importante respeitar seu tempo sob a ótica da missão, da visão e do valor. Esses três pilares devem nortear seu negócio com base naquilo que você predeterminou quando decidiu abrir sua empresa. A missão é aquilo que você quer cumprir, o porquê da sua empresa existir. A visão é o que você projeta a partir da empresa, o que ela quer ser onde está estabelecida, e os valores são os princípios básicos de comportamento da empresa, como, por exemplo, o respeito à preservação ambiental, a ética, o compromisso com a inovação, etc.
Sendo assim, respeitando as dicas mencionadas acima, uma maneira de se organizar é com a ajuda da tecnologia.
Anote aí as dicas de aplicativos para se organizar!
Google Keep
Esse aplicativo serve como um bloco de notas que se integra a outros serviços do Google, como o Gmail e o Calendar. Dentro dele, é possível fazer listas e anotações e adicionar imagens e arquivos de sons.
Trello
Esse aplicativo, que também pode ser usado em computadores, é ótimo para gerenciar trabalhos em conjunto. A partir de quadros, as demandas podem ser supridas e acompanhadas nas colunas de cada indivíduo ou setor de uma empresa. Ele permite compartilhamento de links, imagens, vídeos, entre outros.
Evernote
É um sistema de notas já consagrado no mercado. Com formato de post-its, ele é mais visual e permite a criação de tarefas e subtarefas. Além de ter buscas dentro do aplicativo, ele também guarda textos para serem lidos mais tarde – e não necessita de internet.
TickTick
Possui abas para tarefas de trabalho e da vida pessoal. Você pode gerir, ao mesmo tempo e em um só aplicativo, todas as áreas da sua vida. O aplicativo tem integração com o e-mail. Além disso, com ele, é possível criar um filtro com a opção de etiquetas, para que fique mais fácil de achar as demandas dentro do aplicativo.
Organizze
Para as finanças, um aplicativo que não pode faltar é o Organizze. Ele permite a criação de categorias como aluguel, empréstimo e outros. Gera gráficos simples de acordo com as informações inseridas nele e tem a função de criar alarmes para pagamentos de contas que estão a vencer, além de dar a opção ao usuário de poder traçar metas financeiras.
Monitoramento global é o segredo
Para se ter um 2022 organizado, por mais aplicativos que se use, o importante é estar por dentro de tudo o que acontece no seu negócio e o que pode afetá-lo. A onisciência, ou seja, saber tudo, não é uma habilidade humana, mas existem meios para se manter inteirado sobre os assuntos que envolvem seu negócio.
Em primeiro lugar, você deve estar a par e ter um bom relacionamento com todas as “pontas” do seu empreendimento: desde o fornecedor e o cliente até a mãe da cliente que deu um pitaco na encomenda do bolo ou mesmo aquela criança que sugeriu que seu restaurante tivesse um espaço para brincar. Todos são importantes e podem agregar conhecimento a respeito do seu negócio, seus produtos e seus serviços.
De um ponto de vista geral, caso você queira receber notícias do mundo todo sobre determinado tema, use o recurso Google Alerts, que, após você definir um termo, toda vez que aquela palavra aparecer em um texto ou site na internet, você será notificado via e-mail.
Outra maneira é se inteirar por meio de revistas “nichadas”, que nada mais são do que revistas e jornais que falam só sobre um assunto específico. Atualmente, com a queda dos produtos impressos, quem faz esse trabalho são os influencers (criadores de conteúdo) e os perfis de Instagram focados em um só tema. Há inúmeros nomes da confeitaria na internet, por exemplo, que podem ser uma referência para novos boleiros e doceiros de primeira viagem.
Manter uma aproximação com a clientela pode garantir uma organização melhor de fluxos. Ou seja, quando se está perto do cliente, você entende as reais demandas e pode explorar esse universo com mais propriedade. Tenha um canal para conversação com os clientes – pode ser pelo WhatsApp ou mesmo por meio de outras redes sociais – para que haja interação e trocas envolvendo mais do que comprar, simplesmente. Desperte um sentimento de cooperação mútua: o cliente compra porque precisa e você oferece o melhor para aquela necessidade, despertando, assim, aproximação e gratidão.
Capacitação para organizar e gerir
É imprescindível que o(a) empreendedor(a) se aperfeiçoe para gerenciar e organizar seu negócio de maneira mais efetiva. Um estudo recente mostra que quem estuda mais tende a ser mais feliz. O levantamento foi conduzido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e realizado em 15 países.
De acordo com o estudo, as pessoas que estudam mais são mais felizes, porque desenvolvem habilidades, têm melhora na condição social e acessam conquistas sociais e profissionais com muito mais facilidade.
Pensando nisso, a Academia Assaí oferece cursos gratuitos de aperfeiçoamento e, também, eventos a distância para os empreendedores focarem em seus produtos e vendas. O Portal Academia Assaí tem disponível, na aba “cursos online”, capacitações sobre mercearia, vendas por encomenda, pizzarias, empreendedorismo, dogueiros e superação de desafios e como enfrentar as crises.
O curso Bares e Lanchonetes já ganhou novas aulas e certificação garantida!
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