DicasEmpreendedor
Descubra qual é o diferencial para fidelizar a clientela
Postado em: 22 de September de 2017 às 17:03 Por Redação
Por um acaso, os alimentos que você utiliza nos produtos que vende estão dentro das normas de segurança alimentar?
Se você empreende na área alimentícia e quer fidelizar a clientela, atente-se às dicas da Elaine Falvo, engenheira de alimentos e especialista em gestão da qualidade em alimentos.
Limpeza do local
O estabelecimento precisa ter uma rotina de limpeza implementada para fidelizar a clientela, contendo ficha técnica dos produtos para comprovar que eles realmente eliminam bactérias. Assim como garantir a limpeza da caixa d’agua a cada seis meses, de preferência com uma empresa especializada.
Segurança alimentar do funcionário
Para uma segurança alimentar é fundamental que todos os manipuladores de alimentos façam periodicamente exames de sangue, fezes e urina, além dos procedimentos obrigatórios de exames admissional e demissional.
Fiscalização da Vigilância Sanitária
Uma vez por ano a vigilância sanitária fiscaliza os estabelecimentos menores. Em mercados e supermercados a cobrança é maior e mais frequente. É importante lembrar que se a licença do estabelecimento estiver próxima de vencer, o empresário precisa entrar em contato com a prefeitura para renovar o documento.
Resolução RDC-216
A correria do dia a dia talvez impossibilite a preocupação com os cuidados de limpeza, por isso a resolução RDC-216 cita que todo manipulador de alimentos precisa ter o treinamento de boas práticas, justamente para eliminar vícios e padronizar os processos. Outra questão é a conscientização do empresário em investir em treinamentos e capacitações.
Fiscalização por meio de denúncia
Existe também a fiscalização proveniente de denúncia. Encontrando-se irregularidades durante as visitas, o empresário pode receber multas ou ter o local interditado. Nada mais desagradável do que ver essa situação acontecendo é perder dinheiro por causa dos dias em que o estabelecimento estiver fechado. Além disso, a concepção que os clientes podem ter a partir do ocorrido interfere na credibilidade.
Primeiro passo para se habituar à segurança alimentar
Tanto o nutricionista quanto o engenheiro de alimentos estão aptos a realizar visitas ao estabelecimento e, por meio de um checklist, verificar as adequações necessárias com base na resolução RDC-216.
Existe também o Programa Alimento Seguro (PAS), oferecido pelo SENAI, SEBRAE, SESI, SENAC e SESC, que propõe ações preventivas – implantadas por meio de consultoria e treinamento de boas práticas – a fim de evitar contaminação dos alimentos.
Segurança dos alimentos como atrativo para seu negócio
- Mostre e fale aos seus clientes como é o processo de produção dos seus alimentos.
- Comente a procedência dos alimentos e como são preparados para fidelizar a clientela.
- Saiba como os alimentos são transportados.
- Limpe, no mínimo, duas vezes ao dia a área dos alimentos. A fiscalização deve ser ainda mais rigorosa.
- Fidelize seu cliente com pequenas demonstrações de cuidado com os alimentos, isso passa mais credibilidade na hora de vender.
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