Dicas
Dia do cachorro-quente: conheça 4 versões desse sanduíche para vender
Postado em: 09 de September de 2022 às 12:56 Por Redação
Cachorro-quente, hot dog, kikão, dogão… Não importa o nome, mas sim o amor por esse sanduíche versátil e delicioso conhecido no Brasil e em todo o mundo. Se você gosta de cachorro-quente, continue lendo, porque esta matéria é para você!
Sabia que o Dia do Cachorro-quente é celebrado hoje, dia 9 de setembro? Existem diferentes histórias sobre a origem desse sanduíche, que teria sido criado há mais de 200 anos. Porém, a verdadeira história que conhecemos é que o cachorro-quente conquistou corações por onde passou e ganhou várias versões não só em território nacional, mas em outros países também!
E para comemorar o Dia do Cachorro-quente em grande estilo, a Academia Assaí listou 4 tipos de cachorro-quente para você conhecer, fazer na sua casa ou no seu negócio e ver que esse sanduíche pode ser muito mais que pão e salsicha. CONFIRA!
Kikão
Vindo diretamente do estado do Amazonas, o Kikão é um cachorro-quente feito com pão de massa fina, salsicha, molho de tomate com creme de leite, cebola, pimentão, repolho e cenoura picados, além de milho, queijo parmesão ralado, ketchup, maionese e muita batata palha.
O prato surgiu na década de 70, quando um empresário decidiu inaugurar seu carrinho de cachorro-quente na Praça da Polícia, ponto turístico em Manaus. O nome do sanduíche teria vindo da expressão "que cão" - uma brincadeira com o formato da salsicha e do cachorro de raça dachshund, o famoso “salsichinha”. A expressão foi adaptada para "Ki-Kão" e depois, se popularizou para a atual “Kikão”.
Dogão Paulista
Há quem diga que cachorro-quente e purê de batatas não se misturam, mas os paulistas discordam. Ingredientes como bacon, calabresa, frango desfiado, ovos de codorna, milho, ervilha, queijo ralado, vinagrete, batata palha e purê de batatas acompanham a tradicional combinação de salsicha e pão no polêmico Dogão Paulista.
Existe ainda a versão na chapa desse sanduíche, conhecida como “prensadão”. Dessa forma, o recheio não se perde e o cachorro-quente fica mais compacto, além de preservar a temperatura. Você comeria um prensadão?
Perro Caliente
Hora de embarcar em novos territórios! E para acompanhar, que tal um cachorro-quente colombiano? O Perro Caliente possui diferentes versões para serem saboreadas, todas elas com a tradicional combinação de salsicha e pão.
Apesar da variedade, a maioria dos sanduíches leva ingredientes como salada de repolho (também conhecida como “coleslaw”), batata frita triturada ou batata palha, ovos de codorna, presunto, mostarda, ketchup, maionese e a famosa "salsa de piña" - um molho adocicado à base de abacaxi que complementa os sabores do Perro Caliente.
Currywurst
Um dos lanches mais conhecidos em Berlim, a capital da Alemanha, o Currywurst é o que se pode chamar de cachorro-quente desconstruído. Esse prato alemão é feito com generosos pedaços de salsicha grelhada na chapa, regadas por um molho especial à base de ketchup e curry.
Os acompanhamentos podem variar entre fatias de pão ou batatas fritas - ou ambos juntos! Vale dizer que o Currywurst é uma ótima opção para quem procura uma comida rápida, saborosa, fácil de encontrar e que mata a fome.
Capacite-se e tenha seu próprio negócio de cachorro-quente!
Que tal se inspirar no Dia do Cachorro-quente e investir em uma nova profissão? Conheça o curso Dogueiros e Food Trucks da Academia Assaí e saiba tudo o que você precisa para abrir seu próprio negócio! Totalmente online, gratuito e com certificação. Clique AQUI e inscreva-se agora mesmo!