Dicas
Descubra as 5 melhores dicas para atrair clientes com boas promoções
Postado em: 19 de May de 2023 às 10:00 Por Redação
As promoções são uma excelente maneira de atrair e fidelizar clientes, sabe por quê?
Quando bem planejadas e executadas, elas têm o poder de impulsionar as vendas, aumentar a visibilidade do seu negócio, se destacar da concorrência e criar um vínculo positivo com seus consumidores.
Mas para que uma promoção seja realmente eficaz, é necessário planejar bem e seguir algumas dicas práticas.
Por isso, a Academia Assaí Neste vai te mostrar como criar promoções irresistíveis e atrair a clientela para o seu negócio!
Transforme o seu negócio com promoções irresistíveis
Prepare-se para descobrir como criar promoções que deixarão sua clientela encantada e ansiosa para aproveitar as oportunidades únicas que você tem a oferecer.
Pegue o papel, a caneta, e acompanhe cada uma das valiosas dicas que apresentaremos a seguir.
1. Defina o objetivo da sua promoção
Antes de sair baixando os preços ou dando brindes, você precisa ter claro qual é o objetivo da sua promoção.
Você quer vender mais um produto específico ou quer atrair novos clientes ou fidelizar os antigos? Você quer aproveitar uma data comemorativa ou uma oportunidade de mercado?
Cada objetivo vai exigir uma estratégia diferente, então pense bem no que você quer alcançar com a sua promoção.
Aliás, é importante ressaltar que é fundamental conhecer o seu público-alvo.
Compreender as preferências, necessidades e hábitos de consumo do seu cliente permitirá que você crie ofertas que sejam realmente atraentes para eles.
Esteja sempre de olhos bem abertos às tendências do mercado para oferecer o que seu público deseja.
2. Escolha o tipo de campanha
Existem vários tipos de campanhas promocionais que você pode usar no seu negócio, dependendo do seu objetivo e do seu público-alvo. Confira alguns exemplos:
Desconto
Os descontos são sempre um grande atrativo para os consumidores.
Você pode optar pela redução do preço de um produto ou serviço por um tempo limitado ou para um grupo específico de clientes.
Essa é uma das formas mais simples e eficientes de atrair a atenção dos consumidores, mas cuidado para não prejudicar a sua margem de lucro ou desvalorizar a sua marca, ok?
Compre e ganhe
Considere oferecer brindes exclusivos para clientes que fizerem determinadas compras.
Essas estratégias criam um senso de urgência e incentivam as pessoas a aproveitarem as promoções.
Oferecer um brinde, um vale-compra ou um serviço adicional para quem comprar um determinado produto ou valor é uma boa estratégia.
Essa é uma maneira de agregar valor à sua oferta e estimular o consumo de outros itens do seu portfólio.
Leve mais e pague menos
Uma ótima maneira de aumentar o valor percebido pelo cliente é criar pacotes ou combos de produtos relacionados.
Ao oferecer um preço especial para um conjunto de itens que normalmente seriam comprados separadamente, você incentiva o cliente a comprar mais e, ao mesmo tempo, aumenta o ticket médio da venda.
Sorteio
Promova a interação dos clientes com o seu negócio através de concursos e sorteios.
Peça que compartilhem suas experiências nas redes sociais, marquem amigos, preencham um formulário ou façam uma compra para participar.
Além de gerar engajamento, essa estratégia cria uma expectativa positiva em torno do seu negócio e atrai novos clientes.
3. Planeje os detalhes da sua promoção
Depois de definir o objetivo e o tipo da sua campanha, você precisa planejar os detalhes da sua promoção, como:
- Produto ou serviço que será promovido;
- Público-alvo que será atingido;
- Valor do desconto, do brinde ou do prêmio;
- Prazo de validade da promoção;
- As regras e as condições da promoção;
- Orçamento disponível para a promoção;
- Canais de divulgação da promoção.
É importante que você faça uma análise prévia dos custos e dos benefícios da sua promoção, para verificar se ela é viável e rentável para o seu negócio.
Além disso, você deve seguir as normas legais e éticas que regem as promoções comerciais no Brasil, como o Código de Defesa do Consumidor.
Fique por dentro deste tema acessando a matéria MEI e Direito do Consumidor: como oferecer promoções responsáveis.
4. Divulgue a sua promoção
Invista no marketing digital!
Utilize as ferramentas digitais a seu favor para promover suas promoções.
O marketing digital é uma forma eficiente de alcançar um grande número de pessoas de maneira direcionada e personalizada.
De nada adianta criar uma promoção incrível se ninguém ficar sabendo dela, não é mesmo?
Por isso, você precisa divulgar a sua promoção nos canais mais adequados para o seu público-alvo, como:
Redes sociais
Use o Facebook, o Instagram, o WhatsApp e outras plataformas para divulgar a sua promoção, criar posts interativos, fazer lives, stories e reels, impulsionar anúncios e gerar engajamento dos seus seguidores.
E-mail marketing
Você pode enviar e-mails personalizados para os seus clientes cadastrados, informando sobre a sua promoção, destacando os benefícios e criando senso de urgência.
Site ou blog
Criar uma página especial no seu site ou blog para divulgar a sua promoção, com banners, pop-ups, landing pages e formulários de cadastro.
Loja física
Caso tenha um ponto fixo, você pode usar cartazes, faixas, banners, flyers e outros materiais gráficos para chamar a atenção dos clientes que passam pela sua loja.
Parceiros
Por fim, é interessante que você faça parcerias com outras empresas ou influenciadores digitais que tenham afinidade com o seu público-alvo e que possam divulgar a sua promoção para os seus seguidores.
O ideal é que você use uma combinação de canais online e offline para divulgar a sua promoção, criando uma comunicação integrada e consistente com a sua marca.
5. Acompanhe os resultados da sua promoção
Por fim, monitore e avalie os resultados!
Não se esqueça dessa etapa, pois é muito importante medir os indicadores.
Analise métricas como o aumento de vendas, o número de novos clientes e o engajamento nas redes sociais.
- Número de vendas realizadas;
- Ticket médio das vendas;
- Número de novos clientes conquistados;
- Número de clientes fidelizados;
- Taxa de conversão dos canais de divulgação;
- Retorno sobre o investimento (ROI) da promoção.
Esses dados vão te ajudar a avaliar se a sua promoção foi bem-sucedida ou não, quais foram os pontos fortes e fracos da sua estratégia e quais são as oportunidades de melhoria para as próximas campanhas.
Fazer promoções é uma forma eficiente de atrair clientes e vender mais no seu negócio. Mas para isso, você precisa planejar bem a sua estratégia, seguindo as dicas que demos nesta matéria.
E se você quer aprender mais sobre como transformar o seu negócio em um sucesso, temos uma dica imperdível para você: conheça os conteúdos e cursos da Academia Assaí!
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Até breve!