Dicas

Conteúdo Patrocinado

tipos ideais de farinha para o seu negócio de alimentação

Tipos de farinha de trigo e qual a ideal para suas receitas

Postado em: 08 de June de 2023 às 08:00 Por Redação

Que uma farinha de boa qualidade faz toda diferença no resultado final de uma receita, você já sabe. Mas você sabia que o tipo de farinha escolhida também interfere no sabor e na textura das preparações? 

Preparamos esse conteúdo para te explicar mais sobre os tipos de farinhas e como o uso de tipos específicos pode ser a opção ideal para quem trabalha no setor de alimentos. Confira!

Tipos de farinha de trigo

A farinha de trigo é a mais produzida e consumida no mundo.

Feita a partir do trigo que faz parte da nossa alimentação há décadas, ela é a base para diversas receitas como massas, pães, bolos, biscoitos, pizzas e pastéis.

Existem diversos tipos de farinhas disponíveis e você conhece um pouco melhor cada uma delas agora.

Farinha branca

A farinha branca é a mais fácil de ser encontrada e é feita a partir da moagem do endosperma do grão de trigo, camada intermediária do grão e rica em proteínas. 

É a que contém maior quantidade de glúten e por isso, é a ideal para massas mais macias e mais leves.

Como ela é feita apenas do endosperma, acaba tendo menor quantidade de nutrientes e por isso, muitas farinhas brancas são enriquecidas com alguns desses elementos.

Farinha específica para pizzas

A farinha branca também pode ser apresentada pelos fabricantes com diferentes versões específicas para algumas receitas. É o caso da farinha de trigo para pizza Mirella, enriquecida com ferro e ácido fólico. 

Além disso, como esse tipo de preparação exige, esse tipo de farinha é pensado para criar na massa a maleabilidade e elasticidade certa, entregando leveza e as bolhas na massa que uma boa pizza pede!

tipos de farinha de trigo: ingrediente versátil para suas receitas

Farinha específica para pastel 

Você também encontra no mercado a farinha de trigo para pastel Mirella. Para esse tipo de massa, é fundamental que a farinha tenha elementos que garantam a elasticidade, extensibilidade e crocância para a massa. 

Essa farinha também é enriquecida com ferro e ácido fólico e é uma variação da farinha de trigo branca.

Farinha integral 

Já a farinha de trigo integral é o resultado da moagem do grão de trigo inteiro, com o endosperma usado na farinha branca, mas também com o farelo (parte externa, rica em fibras) e o gérmen (parte interna, rica em vitaminas e gorduras).

Esse processo confere à farinha de trigo integral uma maior fonte de fibras e vitaminas, e também um maior peso nas receitas, já que ela não é tão leve como a farinha branca. 

A farinha integral absorve os líquidos das receitas de forma mais lenta do que a farinha branca, então, vale acrescentar mais líquido nas receitas que levem esse tipo de farinha.

Ela é uma excelente opção para pães, biscoitos e bolos mais saudáveis!

Farinha orgânica

Você também poderá encontrar nas gôndolas dos mercados a farinha de trigo orgânica. Ela pode ser branca ou integral e a diferença está na forma de cultivo do grão.

A farinha de trigo orgânica é cultivada sem o uso de fertilizantes e agrotóxicos, resultando em um produto bastante saudável e interessante para a alimentação.

Gostou de saber mais sobre os tipos de farinha, suas características e usabilidades?

Lembre-se sempre de escolher farinhas de boa qualidade e de testar receitas até chegar à composição ideal para agradar os seus clientes!