AtualidadesEmpreendedor

Nunca foi tão importante valorizar os pequenos negócios

Postado em: 22 de April de 2020 às 12:20 Por Redação

Conheça algumas iniciativas que estão surgindo para estimular o consumo consciente de produtos e serviços oferecidos por pequenos negócios.

Seja o vizinho que vende pães, a tia do seu amigo que é dogueira ou a pizzaria do seu bairro, todos estão tentando divulgar mais e melhor o seu produto durante o isolamento social onde os consumidores frequentam menos as ruas e estão contendo mais os gastos. Da forma que conseguem, os microempreendedores se movimentam e tentam ganhar cada vez mais espaço no mercado. Entre parcerias e iniciativas, algumas ações ganharam a atenção do público nas últimas semanas, e parece ser uma tendência crescente.
Com um forte apelo à sensibilidade, responsabilidade e senso de comunidade dos consumidores, as campanhas e iniciativas tem como principal argumento a importância de manter os negócios de bairro que, segundo o Sebrae, são "responsáveis por mais da metade do emprego formal no país e por quase um terço de toda a nossa riqueza".

Se você tem um produto ou serviço a oferecer e está procurando novas formas de divulgá-lo, a melhor maneira é tentar trabalhar em rede e procurar pelas iniciativas que estão acontecendo perto de você. Caso não tenha encontrado, por que não ser a pessoa a dar o primeiro passo?

Confira alguns projetos que estão acontecendo na rede:

Ajude um Empreendedor

Para os comerciantes locais da cidade de São Paulo (SP), a plataforma Ajude um Empreendedor é uma alternativa para garantir as vendas dos próximos meses. Criado pela jornalista Beatriz Farrugia e seu marido Marco Sposaro, analista de sistemas, o portal divulga gratuitamente os serviços e produtos de pequenas empresas e autônomos da cidade. Através do site, é possível consultar os contatos e informações de cada fornecedor, possibilita também uma negociação direta entre o consumidor e o prestador de serviço.

Salve os Pequenos

Na tentativa de auxiliar negócios de diferentes estados do país, o Salve os Pequenos é uma iniciativa idealizada pela fintech Azulis, que divulga gratuitamente pequenas empresas que não possuem os recursos necessários para a venda online. Contemplando diferentes categorias, cada microempreendedor pode se cadastrar para fazer parte do projeto, mas fica responsável pela entrega de seus produtos e formas de pagamento. Visite o site e saiba como fazer parte da plataforma.  

MS Contra o Corona

Sem fins lucrativos, o projeto MS Contra o Corona busca unir pequenos negócios de Campo Grande (MS) que já oferecem ou podem passar a oferecer delivery, possíveis consumidores e entregadores que podem realizar as entregas. Diferentes setores fazem parte da iniciativa: mercados, restaurantes, lanchonetes, farmácias, lojas de roupas, autônomos, empresas de entregas e outros. Todos foram incluídos na iniciativa e podem exibir seus anúncios gratuitamente na plataforma. Para conhecer melhor a iniciativa ou realizar seu cadastro, acesse o site do projeto.

Clube da Alice

Criada em 2014 pela empresária e fotógrafa curitibana Mônica Balestieri Berlitz, a rede colaborativa de mulheres empreendedoras se iniciou com oito amigas empreendedoras, que atuam em diferentes áreas. O objetivo é fomentar o empreendedorismo feminino através de canais gratuitos para publicações de produtos ou serviços, além de incentivar o debate de assuntos relacionados ao cotidiano da mulher. No grupo do Facebook, já são mais de 500 mil participantes, mas o grupo conta também com um site e está presente no Instagram, onde mais de 70 mil seguidores acompanham as divulgações do Clube da Alice.

Enxergue esse momento como uma oportunidade para criar e manter boas relações com os microempreendedores da sua região. O ponto principal de uma parceria é saber exatamente quais são as vantagens para os dois lados envolvidos. Por isso, veja qual é a motivação dele em fechar com você e tenha claro os benefícios que isso trará ao seu negócio.

Post mais vistos