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Novo comportamento do consumidor após 2020
Postado em: 22 de April de 2020 às 16:50 Por Redação
Pesquisas identificam as mudanças no comportamento do consumidor brasileiro
Há poucas certezas nesse conturbado período em que vivemos, mas um dos poucos consensos é que, depois de 2020, os hábitos de compra não serão os mesmos. Ainda é impossível mensurar a profundidade das mudanças, mas algumas pesquisas ajudam a nortear os empreendedores sobre o novo cenário.
Pesquisa desenvolvida pela Nielsen identificou algumas tendências de consumo com o surgimento e propagação do vírus. Baseado no aprendizado com outras epidemias – como, por exemplo, o SARS em 2002 - foi possível observar comportamentos similares em diferentes mercados.
O estudo identificou seis etapas do comportamento do consumidor. Do aumento na procura de produtos de saúde e higiene, o crescimento na preocupação em abastecer a despensa para o período de isolamento social, até as mudanças de hábitos causados pela vida restrita no retorno a rotina.
Fonte: Nielsen
Em um país com dimensões continentais como o Brasil, diferentes regiões enfrentam etapas distintas no comportamento do consumidor. Esse período de transição é um desafio enorme para empresas, prestadores de serviço e consumidores. Por esse motivo, o empreendedor precisa observar como a população reage a cada nova etapa, para estabelecer uma estratégia capaz de preparar a sua empresa para o futuro.
Hábitos de higiene
Logo após os primeiros casos da epidemia no país, as pessoas correram para o mercado para comprar produtos essenciais e se preparar para o período de isolamento. Além de itens de alimentação, os produtos de higiene e limpeza ganharam grande destaque.
É o que demonstra a pesquisa recente da Opinion Box realizada na última semana de março. Nela 45% dos entrevistados relataram aumento no consumo de produtos de limpeza e 43% dos itens de higiene pessoal. Os dados refletem os cuidados recomendados pelos órgãos oficiais de saúde, como lavar as mãos, higienizar a casa e os alimentos.
Mesmo quando as pessoas saírem do isolamento, os hábitos de higiene ainda serão mantidos. As pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina ainda caminham em passos curtos, deixando evidente o cuidado permanente com os protocolos de higiene.
Para os empreendedores, além de manter a atenção com a higiene, vai ser necessário esclarecer quais cuidados serão necessários serem adotados para estabelecer uma relação de confiança com o cliente.
Consumo saudável
Além dos cuidados redobrados com a higiene, ficou evidente a necessidade de manter uma alimentação saudável para manter uma boa imunidade. É importante, sobretudo, ingerir alimentos de alta densidade nutricional, ricos em vitaminas e minerais.
Uma pesquisa da Kantar sobre o comportamento do consumidor brasileiro no último mês identificou que quase metade dos entrevistados tem a intenção de elevar compra de alimentos saudáveis, nutritivos ou frescos. Os dados revelam que 27% consideram comprar mais alimentos saudáveis e nutritivos, enquanto 21% pretendem adquirir mais produtos frescos.
Esse novo comportamento revela incontáveis benefícios para sociedade. Para quem atua no ramo alimentício, o novo hábito impulsiona negócios voltados à alimentação saudável.
Minimalismo
Desempregados ou com o salário reduzido, muitas pessoas diminuíram o poder de compra. Consequentemente, as empresas e profissionais liberais sentem o impacto dessa transformação. Não há como negar, de alguma maneira, todos são afetados.
Frente a esse cenário, os consumidores precisam tomar a decisão de não comprar, comprar menos ou consumir produtos similares. Para tomar essa decisão, vai ser necessário esclarecer o que é supérfluo na vida. Com o tempo, aprende-se a viver sem algumas coisas que antes eram consideradas indispensáveis.
Com base em dados do mercado chinês, onde o pior momento já passou, uma pesquisa da Kantar aponta a expectativa que novas atitudes e comportamentos irão permear as relações de consumo. Após tempos difíceis, o estudo aponta a redução de gastos desnecessários, além da busca por prazeres instantâneos e a valorização de momentos que não podem ser comprados.
Por este motivo, estratégias de marketing voltadas a experiência do consumidor podem fazer a diferença no resultado da empresa. É necessário ir além do produto, para humanizar as relações de consumo, conectando pessoas com empresas.
O Brasil tem um longo caminho pela frente para enfrentar a doença. Problemas antigos somam-se aos novos desafios para manter a produtividade de empresas dos mais diversos segmentos.
É importante ficar atento com as expectativas dos consumidores em um cenário impensável e estar pronto para superar as adversidades que ainda vão surgir em um futuro próximo.