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Como usar o Canvas para conhecer melhor o seu negócio
Postado em: 26 de June de 2020 às 18:12 Por Redação
Saiba como utilizar o Canvas para repensar produtos e processos
Em um ano com tantas mudanças e incertezas, conhecer as ferramentas certas pode te ajudar a encontrar novos caminhos. O Business Model Canvas é uma ferramenta de gestão estratégica que tem como objetivo criar um modelo de negócio ou repensar produtos e processos que já existem.
Resumidamente, o Canvas é um quadro branco dividido em nove partes: proposta de valor, atividades, parcerias, recursos, custos, receitas, canais de venda, segmentos de clientes e relacionamento. Em cada um desses assuntos, você encontra questionamentos que testam a viabilidade de sua ideia.
Em um primeiro momento, pode parecer complicado pensar em cada um dos assuntos, mas, mesmo com pouco conhecimento de marketing, vai perceber como ele pode te ajudar nesse momento crítico.
Para esclarecer como funciona a metodologia, vamos citar como exemplo o Canvas para quem trabalha com encomenda de doces e salgados para festas e eventos corporativos. Ao compreender a dinâmica da ferramenta, você pode adequá-la à realidade do seu negócio.
Baixe gratuitamente e veja como preencher cada uma das etapas:
Proposta de Valor
Pergunte-se:
- O que você entrega?
- As necessidades dos clientes estão sendo atendidas?
Observe as necessidades atuais dos seus clientes. Festas e confraternizações foram canceladas, mas as pessoas em casa possuem necessidades que você pode atender. Kit de festas menores, apenas para os integrantes da família, ou cestas de café da manhã, para quem está separado de parentes e amigos por causa das medidas de isolamento social.
Para quem trabalha com salgados, por exemplo, uma boa alternativa é vender os salgados congelados. Pensando naqueles que se dividem entre a jornada de trabalho home office e a rotina doméstica, oferecer comodidade é uma oportunidade de negócio.
Para se inspirar, veja a matéria sobre a cerimonial que reinventou o seu negócio ao observar as necessidades dos seus clientes, na matéria “Conheça a história da cerimonial que precisou reinventar sua empresa”
Segmento de clientes
Pergunte-se:
- Para quem você vai vender?
Por mais que não tenha festas no momento, as pessoas sentem a necessidade de comemorar ou apenas consumir algo que remeta felicidade. Entre os clientes habituais e mais antigos que já conhecem o seu trabalho, observe quais deles podem gostar do seu novo produto.
Canais
Pergunte-se:
- Como vão descobrir os seus produtos e serviços?
Conte aos seus clientes que você está atendendo em um novo formato. Divulgue em suas redes sociais e para os seus contatos do WhatsApp. Além disso, se optar em vender os seus produtos por delivery, tenha atenção com a qualidade das fotos e nas descrições dos produtos.
Importante saber que nos últimos meses as vendas de alimentos pela internet tiveram um aumento expressivo. Uma pesquisa desenvolvida pela Galunion e a Qualibest aponta um futuro otimista para o serviço de delivery. Entre os entrevistados, 21% acreditam que vão gastar ainda mais com esse canal de compras no pós-pandemia.
Relacionamento com Clientes
Pergunte-se:
- Como o seu cliente vai se encantar com o seu produto/serviço?
Essencial ter uma boa relação com o cliente, por isso, avalie de que maneira você pode ajudá-lo a enfrentar os atuais problemas.
Tenha um cuidado especial no momento de entrega. Pode ser um brinde, uma mensagem de apoio ou de felicitação. O que melhor se encaixar com o perfil do seu público.
Fontes de receita
Pergunte-se:
- Como os clientes preferem fazer o pagamento?
- Como você vai ganhar dinheiro?
Importante ter atenção com o fluxo de caixa para manter o equilíbrio financeiro do seu negócio. Você deve pensar se existem alternativas para vender o seu produto ou serviço, também deve avaliar se existe algo que facilite o pagamento dos clientes sem o contato físico.
Recursos principais
Pergunte-se:
- Quais os recursos que tenho disponível?
Em um momento de crise é importante pensar em como aproveitar recursos, como equipamentos, espaço e pessoas. Também vale a pena observar o estoque. Confira os ingredientes que possui em maior quantidade, avalie como estão sendo conservados da forma adequada e pense como aproveitar da melhor maneira o que possui.
Se algum familiar estiver afastado do trabalho ou impossibilitado de executar suas atividades, veja como ele pode te ajudar a montar um sistema de delivery. Saiba mais em Como criar um delivery de alimentos
Atividades-Chave
Pergunte-se:
- O que você faz?
- Como você vai integrar valor?
Em um primeiro momento, uma ideia pode ser considerada muito boa, mas é importante avaliar se ela é adequada com o produto ou serviço que oferece. Por este motivo, coloque no papel qual a sua atividade principal, assim você consegue enxergar com mais facilidade quais as melhores alternativas.
Principais parcerias
Pergunte-se:
- Quem são nossos principais parceiros?
- Quem são nossos fornecedores principais?
Para estabelecer uma relação de parceria saudável todos precisam ganhar de alguma maneira. Quando um negócio enfrenta dificuldade, toda a cadeia produtiva é impactada. Então é necessário encontrar soluções para manter uma relação de apoio com os fornecedores.
Também é possível estabelecer uma parceria com empreendedores que vendem produtos diferentes do seu, permitindo a criação de combos e kits. Por exemplo, uma festa menor não precisa ser menos especial ou bonita. Por isso, algumas empresas de decoração se uniram com doceiras e salgadeiras para entregar um kit completo para uma festa em casa. Importante observar que nesse cenário todos ganham com a parceria. Com um valor fixo e uma única entrega, os parceiros economizam com os custos e os clientes se sentem mais seguros.
Estrutura de custos
Pergunte-se:
- Quanto de recurso eu preciso?
Avalie e liste todos os custos para implementar uma ideia, mudar um procedimento ou desenvolver um produto. É importante manter o pé no chão durante a crise, mas também é preciso acreditar na viabilidade do seu projeto.
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