DicasConfeitaria

Aprenda a lucrar trabalhando com chocolate.

Dia do Chocolate: especialista ensina a vender chocolate o ano todo

Postado em: 07 de July de 2023 às 17:21 Por Redação

Chocolate! Eu só quero chocolate…”. Assim como na famosa canção de Tim Maia, tem muita gente que só quer saber de chocolate e de sobremesas com esse ingrediente. 

No Brasil, doces como brigadeiro e bolo de chocolate estão no topo da lista dos mais amados. Não à toa, o Brasil é um dos maiores consumidores e produtores de chocolates do mundo.

Quem trabalha com alimentação não pode ignorar o potencial lucrativo desse produto, que vai muito além da Páscoa.

Nesta sexta-feira, 7 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Chocolate, e a Academia Assaí convidou uma chef confeiteira especialista em chocolataria para ensinar a vender chocolate o ano inteiro.

Laíse Lopes (@laisepatisserie) é formada em gastronomia e se especializou em produzir chocolates, além de panetones e bolos decorados. A chef atua como consultora de gastronomia, professora de confeitaria e produtora de conteúdo no YouTube e no Instagram, onde tem mais de 130 mil seguidores.

A chef confeiteira Laíse Lopes ensina como vender chocolate o ano inteiro.
Laíse Lopes, chef confeiteira especialista em chocolates, professora de confeitaria e influenciadora digital

Venda chocolate o ano inteiro

Laíse conta que o chocolate é um produto que se vende sozinho: “Todo mundo ama chocolate. É um produto que se tornou presenteável, ou seja, é uma excelente opção de presente por si só, por isso é tão lucrativo. Mas as datas comemorativas são usadas como uma desculpa para divulgar e vender ainda mais”.

As datas mais conhecidas e importantes para quem trabalha com chocolates são: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. Só que existem, ainda, outras datas que podem ser usadas como gancho para vender chocolates.

“Há um calendário da confeitaria, com datas como o Dia do Chocolate, o Dia do Bolo de Chocolate, o Dia do Brigadeiro e por aí vai. Todas essas datas podem ser usadas para otimizar e alavancar ainda mais as vendas durante o ano, mesmo em épocas de menor procura”, diz Laíse.

Em uma conversa com a chef, a Academia Assaí perguntou ainda o que é imprescindível para trabalhar com chocolate e como começar. Confira as respostas!

Barra de chocolate ao leite com inclusão de frutas e castanhas.

O que é imprescindível para trabalhar com chocolate?

Laíse Lopes: “Existem dois equipamentos que facilitam muito o trabalho com chocolates: um forno de micro-ondas e um soprador térmico. O soprador térmico não é muito utilizado na confeitaria, mas quem trabalha com chocolate sabe como ele é útil.

O chocolate tem uma temperatura ideal de trabalho. Depois de atingir essa temperatura, através do processo que chamamos de temperagem, é preciso manter essa temperatura. E um soprador térmico ajuda muito a manter essa temperatura de trabalho sem que o ingrediente cristalize.

Esses dois equipamentos ajudam muito, mas o mais importante para trabalhar com chocolates é ter persistência, porque ele é um produto delicado. Mas é um produto que vale a pena, porque chama a atenção, todo mundo gosta e tem alto valor agregado. Você não vê um chocolate sendo vendido baratinho, a não ser que seja um produto de má qualidade. 

Se você vende um chocolate de boa qualidade, precisa ter paciência para trabalhar com ele. Mas, a partir do momento que você entende e domina as principais técnicas de trabalho, ele se torna o seu melhor amigo. Eu adoro chocolate, vendo o ano inteiro!”

Homem confeiteiro trabalhando com chocolate - Academia Assaí

Dica para quem quer começar a trabalhar com chocolate

Laíse Lopes: “A primeira dica que eu dou para quem quer começar é: se especialize, busque conhecimento e comece a praticar. É preciso estudar para entender os fundamentos e praticar para perder o medo, entender onde estamos errando e corrigir os erros.

Depois de dominar as técnicas básicas, nós, confeiteiros, temos que estar sempre ligados nas tendências, nas redes sociais, se quisermos potencializar ainda mais nossas vendas - e nossos lucros.

Mas o básico já se vende muito bem - é o que eu chamo de “simples bem feito”. Estudando e praticando, você já consegue um ótimo resultado com chocolates.

É claro que, quando a gente começa, dificilmente tem tudo o que precisa. Você pode começar sem um micro-ondas e sem um soprador térmico. Pode derreter o chocolate no fogão, em banho-maria… existem muitas maneiras de trabalhar com chocolate do zero, sem ter nenhum utensílio, e adquirir aos poucos. Basta ter vontade de começar, estudar e praticar.”

Mulher confeiteira despejando massa de bolo de chocolate sobre uma forma.

Além das barras e bombons

O chocolate é um ingrediente extremamente versátil na confeitaria! Quem não trabalha e não pretende trabalhar com barras, bombons, trufas etc. pode aproveitar o Dia Mundial do Chocolate para divulgar seus produtos.

Por exemplo: se você trabalha vendendo pudim, pode lançar uma versão com chocolate, ou fazer uma divulgação especial desse sabor, caso já o tenha em seu cardápio. O mesmo vale para todas as sobremesas. 

Você faz maçã do amor? Experimente oferecer maçãs com cobertura de chocolate. Trabalha com geladinho gourmet? Ofereça geladinho de chocolate (que tal incluir creme de avelã?). Brownies e cookies, então, nem se fala! São a combinação perfeita para chocolate. Até mesmo vender chocolate quente pode ser uma ótima opção, ainda mais se considerarmos que estamos no inverno e algumas regiões têm registrado temperaturas amenas.

Barras e gotas de chocolate ao leite e meio-amargo - Academia Assaí

Curiosidades sobre o chocolate

O chocolate já foi considerado um alimento dos deuses pelas civilizações maia e asteca, graças às suas propriedades energéticas e revigorantes.

Mas o chocolate consumido por essas grandes civilizações da América era bem diferente do que consumimos hoje. Com as sementes de cacau trituradas e especiarias, como pimenta e baunilha, era preparada uma bebida, que os astecas chamavam de xocoatl.

O chocolate ao leite, que é hoje o mais consumido no mundo, só foi criado no século 19, na Suíça. E o chocolate branco, no século 20.

Barra de chocolate com frutas e castanhas - Academia Assaí

O mais recente tipo a ser comercializado é o ruby, lançado no mercado em 2017. Como é produzido por uma única empresa, seu custo é elevado se comparado a outros chocolates.

O chocolate ruby é produzido a partir de um tipo diferente de cacau - o cacau ruby - e é naturalmente cor-de-rosa, sem adição de nenhum tipo de corante. Seu sabor também é diferente, levemente frutado, lembrando frutas vermelhas.

Gostou de conhecer essas curiosades sobre essa verdadeira delícia que é o chocolate? Agora que você já sabe como ele pode ser lucrativo, coloque em prática as dicas da chef Laíse Lopes e da Academia Assaí e encante-se por esse negócio!

Post mais vistos