Confeitaria
Carole Crema compartilha dicas para empreender em 2024
Postado em: 11 de January de 2024 às 11:05 Por Redação
Está no ar o novo episódio do podcast Negócio em Dia!
No primeiro episódio de 2024, o podcast da Academia Assaí recebeu uma convidada com muita história para contar e conhecimentos valiosos para compartilhar: Carole Crema!
Carole Crema dispensa apresentações, mas aí vai um breve currículo da nossa convidada: é chef de cozinha, professora de gastronomia, empreendedora com mais de 20 anos de experiência e apresentadora dos programas de TV “Que Seja Doce” e “Quanto Vale Esse Doce?”, ambos do canal GNT.
Como empreendedora, Carole Crema coleciona sucessos: ela foi pioneira ao vender brigadeiro de colher e ovo de Páscoa de colher. Além disso, fez os cupcakes caírem no gosto dos brasileiros e reviveu o bolo de coco gelado embrulhado em papel alumínio, que hoje é o produto mais vendido de sua loja.
“Eu criei algumas maneiras diferentes de fazer e vender doces e encaro isso como uma responsabilidade, porque as pessoas se inspiram no meu trabalho. Isso é o que me motiva a compartilhar conhecimento. Eu invisto em devolver esse carinho para as pessoas”, contou Carole.
No episódio 111 do podcast Negócio em Dia, Carole Crema compartilhou muito conhecimento e carinho com os ouvintes! A convidada do primeiro programa do ano relembrou os desafios do início de sua trajetória empreendedora e compartilhou o processo de criação dos seus produtos de maior sucesso.
Além disso, deu dicas de gestão, planejamento e inovação para empreendedores do setor de alimentação. Está simplesmente imperdível!
INÍCIO COMO EMPREENDEDORA
Carole Crema estudou gastronomia e deu aulas durante anos em cursos de culinária, até que decidiu empreender. Ela contou, durante o episódio, que sua motivação para isso foi ter mais flexibilidade. Mas Carole não imaginava que, além de cozinhar bem, ela teria que desenvolver tantas outras habilidades para ter o próprio negócio.
“O maior desafio para mim foi descobrir que, além de fazer doces gostosos, eu teria que desenvolver milhões de outros atributos e participar de muitas outras tarefas - tarefas que envolviam gestão, finanças, gerenciamento de equipe… É muito mais do que só cozinhar”, disse Carole.
CRIADORA DE TENDÊNCIAS
Talvez o que melhor define a carreira de Carole Crema como empreendedora é a sua capacidade de lançar tendências que se consolidaram na cultura brasileira. O caso mais emblemático é do brigadeiro de colher, que deu origem ainda ao ovo de Páscoa de colher.
No novo episódio do Negócio em Dia, Carole conta que não foi a primeira pessoa a fazer brigadeiro de colher, mas foi ela quem teve a ideia de vender brigadeiro dessa forma - inclusive, ela patenteou o brigadeiro de colher, você sabia? O mais curioso é que esse produto de sucesso, que revolucionou a confeitaria brasileira, surgiu a partir de uma dificuldade da empreendedora. Ela conta essa história completa no episódio; OUÇA AQUI!
A partir do sucesso do brigadeiro de colher, Carole Crema criou, em 2004, o ovo de colher. Seguindo o mesmo conceito dos produtos “de colher”, Carole lançou outra febre: a dos panetones super recheados, com mais recheio que massa.
Outro mérito de Carole Crema foi resgatar receitas de doces antigos, que fizeram parte da infância de muitos, mas estavam esquecidos, como o bolo de coco gelado. “Foi um grande acerto”, conta Carole. “Na minha loja, eu vendo mais bolo de coco do que café”.
Algum tempo depois, Carole lançou a tendência dos cupcakes no Brasil. O segredo desse hit ela compartilhou durante o episódio. “O cupcake já havia passeado pelo país, mas não tinha emplacado. Eu fui a primeira confeiteira a adaptar o cupcake para o gosto dos brasileiros”, contou.
“ESTEJA ATENTO ÀS TENDÊNCIAS, MAS SEM DESCARACTERIZAR SEUS PRODUTOS”
Ter adaptado a receita de cupcake ao paladar dos consumidores brasileiros nos mostra a importância de não apenas copiar uma receita, mas fazer testes e dar o seu toque especial a ela.
Para Carole Crema, é fundamental estar atento às tendências, mas sem descaracterizar os seus produtos”. “É importante ser fiel à sua identidade enquanto empreendedor. No meu caso, por exemplo, eu sou conhecida como ‘a confeiteira dos doces bem doces’, com muito recheio. Então, sou fiel a isso em tudo o que eu faço”, conta ela.
Esse é apenas um dos conselhos da Carole para lançar um produto inovador. OUÇA MAIS NO NOVO EPISÓDIO DO PODCAST NEGÓCIO EM DIA!
MUITO ALÉM DA COZINHA
Já vimos que o maior desafio de Carole Crema ao empreender foi descobrir que o trabalho vai muito além da produção dentro da cozinha. E ela complementou dizendo que esse é um desafio que ela enfrenta até hoje, porque está sempre aprendendo coisas novas e lidando com novos desafios na gestão de sua loja.
“O nosso trabalho é dentro da cozinha até o momento em que a gente empreende. A partir de quando decidimos empreender, nosso trabalho vai para o escritório, para as ruas e para as redes sociais - e nós precisamos dominar esses espaços”, disse Carole. E a empreendedora complementa: “Temos que ir atrás de informação, aprender e crescer nessas áreas, porque a cozinha a gente já domina”.
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Quer ficar por dentro das tendências para 2024? Diante de tantas apostas certeiras ao longo de sua carreira, Carole Crema parece ser a pessoa certa para prever algumas tendências do mercado de confeitaria no ano novo.
Ao ser questionada, Carole disse que não tem bola de cristal, mas compartilha suas observações e o que acredita que pode virar tendência este ano. Para descobrir, só ouvindo o episódio. CLIQUE AQUI E OUÇA AGORA!