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Aumento de lucro em promoção

Promoção de vendas: como aumentar o lucro do meu negócio?

Postado em: 10 de April de 2018 às 17:42 Por Redação

 

 

Uma das mais famosas estratégias para aumentar o lucro de qualquer negócio, independentemente do segmento, é a promoção de vendas. Atrativa, competitiva e com o objetivo de fazer girar o estoque e o capital do estabelecimento, o formato dessa proposta precisa ser muito bem estruturada. Só assim pode-se ter o retorno positivo esperado.

Engana-se quem pensa que é apenas colocar preço baixo e sair vendendo. Quando a promoção de vendas não é bem resolvida, ao invés de dar lucros, traz prejuízos. Isso porque esse tipo ação leva em consideração a análise da margem de lucro, a quantidade de produtos no estoque, o prazo e, principalmente, a sua expectativa.

Seja para aumentar o volume de comercialização de um determinado produto ou para aumentar a rotatividade do público, a promoção de vendas deve proporcionar ao consumidor benefícios concretos, a fim de sensibilizá-lo naquele momento.

VEJA COMO LUCRAR MAIS NO SEU NEGÓCIO

Como fazer uma promoção de vendas?

Para ajudá-lo a construir uma estratégia de promoção de vendas para aumentar o rendimento do seu negócio, o Blog Academia Assaí Bons Negócios separou um passo a passo. Confira:

 

Qual é a minha meta de vendas?

 

O primeiro passo é identificar qual é o seu objetivo com a promoção de vendas. É aumentar as vendas? Movimentar o estoque? Testar um novo produto? Conquistar novos clientes? Promover a fidelização? E, por falar em clientela: qual é o público específico para essa ação? As respostas para essas perguntas é o ponto que vai nortear a sua campanha.

 

Qual tipo de promoção de vendas escolher?

 

Aqui começa-se a estreitar a ideia e transformá-la em uma ação. Escolher o tipo de promoção está ligado diretamente ao objetivo que você deseja alcançar. Por exemplo, se você é boleira ou boleiro e vai lançar uma nova receita, nada melhor que incluir o novo sabor como brinde. Atrele o novo sabor à sua encomenda, oferecendo um desconto, para o novo pedido dessa nova receita.

Ou, caso você queira aumentar o número de clientes, crie uma rede de contatos entre os seus clientes e os contatos deles. Assim, além de ampliar as possibilidades de vendas, você tem como gancho a relação com o cliente que indicou.

 

Como montar as regras?

 

Estruturar a mecânica da promoção de vendas é quase tão importante quanto a qualidade do seu produto ou serviço. Por isso, lembre-se de não criar regulamentos muito complicados, pois, quanto mais complicado for participar, menor o engajamento.

 

Vai durar quanto tempo?

 

Se a sua promoção de vendas não tiver um prazo final, ela deixará de ter um diferencial temporal. Ou seja, se eu posso aproveitá-la daqui a dois meses, por que vou comprar agora?

Mesmo que seu objetivo não tenha sido atingido ou se durante o período surgiram novas metas, opte por elaborar uma nova promoção. Alternar ações desse tipo sempre é positivo e cria laços com os clientes.

 

Não se esqueça do principal: divulgue!

 

Independentemente do orçamento, sempre busque alternativas para divulgar a sua promoção. Você pode utilizar estratégias de marketing digital ou as mídias tradicionais, como a fachada ou até mesmo a sua vitrine. Para os empreendedores que trabalham em casa, a opção é fazer cartazes chamativos para falar sobre a nova promoção.

Você também pode ligar ou mandar WhatsApp para os seus clientes. Você também pode enviar e-mails divulgando as novas ideias do seu negócio.

 

Pode dar errado?

 

Sim, pode! A administração mal planejada de uma promoção de vendas pode comprometer o resultado do seu negócio, seja com um estoque maior do que o que você começou ou até mesmo com a sua marca sendo mal falada no mercado.

Por isso, tomar cuidados com os mínimos detalhes é fundamental. A série informativa Saiba Mais, produzida pelo Sebrae, separou alguns pontos que podem causar problemas na sua promoção de vendas. Confira:

  1. Mecânica complicada;
  2. Muitas exigências para participação;
  3. Comunicação falha: mensagem, meios de comunicação ou frequência;
  4. Benefício pouco atrativo;
  5. Falta de sintonia com as motivações do público-alvo;
  6. Duração muito longa;
  7. Descontos pequenos demais;
  8. Sorteios pouco confiáveis;
  9. Uso de fórmulas já saturadas;
  10. Pouca ou nenhuma inovação ou criatividade.

 

Mesmo que seja difícil mapear ou distinguir a qualidade criativa ou o pioneirismo, esses dois fatores são fundamentais para o sucesso da sua promoção de vendas. Aqui, conhecer muito bem seu público-alvo e seu produto pode ser um diferencial importantíssimo para alinhar a expectativa e a realidade da ação.

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