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Criatividade e inovação: como pôr em prática
Postado em: 18 de June de 2018 às 16:41 Por Redação
Estimular criatividade e inovação sem ter medo de arriscar é uma iniciativa primordial para se destacar no mercado
Criatividade e inovação são conceitos que caminham de mãos dadas e estão ao alcance de qualquer empresário. Para desenvolver essas capacidades, é preciso buscar boas referências e conexões, além de estar atento às novidades.
Para falar mais sobre esse assunto e dar bons insights, a Academia Assaí Bons Negócios bateu um papo com a psicóloga Jennifer Rodrigues e com o administrador Luís Coelho, sócios fundadores da “Empreende Aí”.
Confira e deixe a criatividade falar mais alto!
O que é criatividade e como esse conceito se relaciona à inovação?
Empreende Aí – Criatividade é a junção de várias ideias, bem como de conhecimentos e habilidades para a criação de algo novo, utilizando como base referências diversas. Está diretamente relacionada à inovação, pois inovar é criar algo novo ou trazer um acesso que já existe de um lugar para outro. Por exemplo, a criação da internet foi uma inovação há algumas décadas, mas ainda hoje seria uma inovação levar a internet para lugares mais isolados.
O varejo alimentar tem espaço para a criatividade/inovação?
EA – Sem dúvida, o varejo alimentar tem espaço para criatividade e inovação. Percebemos esse movimento muito forte nos empreendedores populares que precisam traçar estratégias constantes para se manterem vivos no mercado. Se tem uma galera criativa, certamente são os empreendedores da periferia, que estão inovando ao trazer tendências para suas regiões. A inovação pode ser feita em novas receitas, uma nova forma de montar um combo, uma maneira diferente de expor, vender ou entregar os seus produtos. É algo que você faça de diferente. Mas o mais importante é: quando criar alguma coisa nova, comunique isso para todos. Para ser inovador de fato, precisa ser inovador para o público.
Como trabalhar a criatividade com foco na inovação dentro de pequenas e microempresas?
EA – Acreditamos que as ideias não se completam com a visão de apenas uma pessoa. É necessário que haja um choque de ideias, pensando na melhoria e na assertividade sempre. Por isso, sempre indicamos que os empreendedores tenham uma rede de relacionamento de confiança para compartilhar o que têm imaginado e que peçam sugestões. Ouvir o cliente e entender o que ele busca é sempre um bom caminho.
Como motivar equipes nesse sentido? Que tipos de incentivos podem ser oferecidos?
EA – Ter um olhar voltado ao desenvolvimento dos colaboradores é um caminho sempre interessante; investir na qualificação deles também; proporcionar momentos em que, juntos, possam ter uma chuva de ideias pensando na melhoria constante do negócio; que eles possam ter contato direto com o cliente, independentemente do nível hierárquico; e que estejam em campo, permitindo que se sintam pertencentes ao negócio, são alternativas viáveis para estimular as equipes, principalmente quando isso é revertido em benefícios aos colaboradores, com momentos de relaxamento no expediente, que pode ser numa sala de descanso, de jogos ou até mesmo com bonificações financeiras.
E que dicas de ações de inovação vocês podem dar?
EA – É importante sempre comunicar seu cliente sobre atualizações em seu negócio e estar atento às necessidades dele e como você pode ajudá-lo nisso. Fazer pequenos mimos para o seu público pode fidelizá-lo. Fique atento ao que há de novo no mercado e não fique de fora.
Uma nova forma de entregar seu produto: uma embalagem com estética melhor ou um entregador que use um transporte alternativo que não agrida o meio ambiente.
Criação de kits de higiene: com guardanapo, álcool em gel, palitos de dente e até mesmo uma balinha. No kit, pode (e deve) ter uma propaganda do seu negócio.
Colocar nomes diferentes em seus pratos/combos/lanches é uma forma de atrair públicos específicos para o seu negócio e desviá-los da concorrência.
Como a inovação pode impactar nas vendas e no crescimento do negócio?
EA – A relação é direta, pois inovar é chamar a atenção e atrair novos clientes ou até mesmo fidelizar os clientes antigos. Pensar nas customizações dos produtos/serviços de forma constante pode dar a você um repertório para dialogar com seu público e retomar o contato, sem, no entanto, ser insistente, mas entregando valor ao consumidor e buscando maneiras de se relacionar com ele para que se recorde de você. Do nosso ponto de vista, inovação que não vende não é inovação, pois a inovação de fato precisa ser aprovada pelo mercado.
Como a tecnologia pode auxiliar no processo de inovação das empresas?
EA – Apropriar-se de novas tecnologias é extremamente vital para a continuidade dos negócios. Por isso, busque trazer novas ferramentas, novos meios e canais de comunicação e vendas digitais e entenda como a tecnologia pode auxiliar na realização do seu produto ou serviço para otimizar tempo e dinheiro. Leia muito sobre o assunto, pois existem novidades diárias no meio tecnológico, desde novas formas de pagamento até jeitos diferentes de receber pedidos, vender ou entregar. A dica aqui é se manter atento. O Design Thinking é um conceito novo que trabalha muito a criatividade.
Como trazer isso para a realidade dos pequenos e médios empresários?
EA – Acreditamos que essa metodologia pode facilitar no entendimento de características e perfis dos consumidores dos nossos produtos e serviços, pois auxilia na construção do modelo de negócio moderno, por ser uma ferramenta visual, o que facilita e muito o processo de construção em conjunto (de forma cocriada com a equipe, por exemplo).
Pensando na visibilidade dos negócios, em que tipos de ações criativas os empreendedores podem investir para sair na frente da concorrência?
EA – Estar ligado nas novidades e buscar informações constantes sobre seu negócio lhe dará subsídios para pensar em inovação. O relacionamento com um cliente qualificado certamente colocará você à frente da concorrência. Vale destacar também que o empreendedor que quer ser criativo não pode ter vergonha ou medo de errar. É preciso buscar novas formas de chamar a atenção do seu público. Uma ação criativa que vi recentemente de uma empreendedora da periferia de SP foi fazer vídeos-cardápios. Ao invés de uma foto estática e comum, ela mandava os pratos do dia por meio de um vídeo para o WhatsApp de seus clientes no horário do almoço. Isso chamava muito mais atenção e despertava mais o desejo de comprar o produto. Inovar é isso: chamar atenção com coisas simples e fazer diferente dos demais.
Que tal usar essa referência do “Empreende Aí” como inspiração e traçar a melhor estratégia criativa para o seu negócio? Para ter mais dicas como essa no dia a dia, é só continuar no blog da Academia Assaí e ficar preparado para empreender!