NegóciosEmpreendedor

criança escolhendo ovo de páscoa

Páscoa: hora de inovar no seu negócio!

Postado em: 30 de March de 2020 às 10:49 Por Redação

Chegou a hora de inovar na Páscoa e aumentar o sucesso do seu negócio. A Páscoa é uma comemoração que representa uma ótima oportunidade de negócios para o setor de alimentação. Em 2019, as vendas aumentaram 1,29% na semana que antecedeu o dia de Páscoa com relação ao ano anterior, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Confira, neste post, dicas práticas para aproveitar bem as oportunidades de vendas que a sazonalidade reserva para este ano!

COMO INOVAR E VENDER MAIS NA PÁSCOA

Uma das estratégias que os empreendedores do setor de alimentação podem colocar em prática para vender mais durante o período é inovar na Páscoa e investir na criação de produtos próprios para a sazonalidade.

Para Cristina Souza, consultora especialista em estratégia e gestão para food service e CEO da GS&Libbra, lançar novos produtos desperta no consumidor interesse, curiosidade e, o principal, desejo por aquele item. “É uma forma de ativar visão, tato, olfato, audição e gustação, especialmente quando, além do produto, existe um trabalho de marketing que estimule efetivamente todos esses sentidos, como música e degustação dos novos produtos”, explica.

Cliente da loja Assaí Uberlândia/MG, Thalita Santos Cavalcante − que é proprietária da confeitaria artesanal Cantinho Doce − conta que nos dias que antecedem a Páscoa o aumento nas vendas chega a 70%. Nesse período, o carro-chefe da empresa são os ovos de colher com recheios artesanais. Porém, todos os anos são criados produtos específicos para a data, buscando sempre inovar na Páscoa. “No ano passado, fizemos um ovo com casca de brownie; e no ano retrasado criamos um ovo salgado com massa de coxinha e recheio de frango. Nosso processo de criação é constante, e sempre vamos atualizando os produtos”, revela Thalita.

Para a Páscoa deste ano, ela mantém o suspense sobre as novidades, mas garante que o foco será em personalização: “Teremos um cardápio pronto e, paralelamente, iremos oferecer ovos totalmente personalizados, em que o cliente poderá montar o próprio produto”.

DIFERENTES FORMAS DE INOVAR NA PÁSCOA

Negócios de alimentação que não “conversam diretamente” com o tema da festa, como restaurantes, pizzarias e hamburguerias, também podem inovar na Páscoa e apostar na criação de produtos – como sobremesas especiais ou cortesias e brindes alinhados à sazonalidade – e em ações de marketing. “Todo estabelecimento no mercado de alimentação pode ‘entrar no clima’ das sazonalidades, despertando no consumidor interesse, curiosidade e desejo pelo consumo”, afirma Cristina Souza.

Para trazer o negócio para dentro da temática de Páscoa, a pizzaria Vignoli, de Fortaleza/CE, decidiu investir no marketing social, ou seja, em ações que ajudem a resolver problemas sociais e, com isso, aumentem as vendas e a exposição da marca. No ano passado, a pizzaria decidiu inovar na Páscoa e criou uma campanha em que, a cada pizza doce vendida durante a semana da festa, doaria um ovo de chocolate para uma instituição que atende a crianças carentes. Além de aumentar as vendas de pizzas doces durante o período, a ação impactou positivamente na reputação da marca, gerando mais de três mil visualizações do vídeo da campanha nas suas redes sociais.

salgados assados para páscoa Academia Assaí

INOVAÇÃO ALÉM DA PÁSCOA

A inovação não pode ficar restrita à Páscoa ou a uma sazonalidade específica. O radar do empreendedor deve estar sempre buscando novas opções para se tornar mais competitivo e satisfazer o seu cliente.

Gostou de saber mais sobre a importância de inovar na Páscoa para atrair mais clientes e aumentar o sucesso do seu negócio? Então acompanhe outras matérias nas edições da Revista Assaí Bons Negócios. Aproveite, ainda, para inscrever-se em nossa plataforma de vídeos on-line (www.academiaassai.com.br) e aprimore seus conhecimentos sobre o mundo do empreendedorismo!

 

Post mais vistos