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Dicas valiosas para impulsionar o seu negócio de bebidas
Postado em: 11 de July de 2019 às 17:00 Por Redação
O Brasil possui um excelente mercado de comércio de bebidas. Há espaço para todo tipo de produto, desde bebidas alcoólicas a refrigerantes e sucos. A questão é como aproveitar da melhor forma possível essa oportunidade.
Para se ter uma ideia, o Brasil é o quarto país que mais consome cerveja no mundo e o terceiro quando o assunto é refrigerante. Além disso, as bebidas já fazem parte de grandes hábitos da população brasileira.
O importante é planejar para aproveitar essa boa oportunidade de negócio. Veja a lista que a Academia Assaí preparou e confira 5 estratégias para aumentar suas vendas.
Como ter sucesso no comércio de bebidas
Confira estratégias e soluções simples e eficientes para aumentar as vendas no comércio de bebidas:
Divulgue seu negócio
É importantíssimo que você faça um bom planejamento de marketing. As pessoas precisam saber que o seu negócio está funcionando para que elas comecem a comprar de você.
Já dizia o velho ditado: “a propaganda é a alma do negócio”! Então é essencial criar uma estratégia de marketing. Muitos empresários ignoram a utilização desse recurso porque encaram a publicidade como gasto. Saiba, porém, que se trata de investimento! As vendas aumentarão e compensarão cada centavo investido!
Uma das estratégias mais eficientes para o aumento das vendas é a boa e velha promoção. Ela atrai o cliente para dentro do seu negócio e estimula as compras por impulso. Ou seja, o consumidor não leva os produtos apenas por necessidade, mas, também, em razão de determinada vantagem, que pode ser um brinde ou um desconto, por exemplo.
Há várias ações promocionais interessantes. Uma delas é o programa de fidelidade, que incentiva o cliente a comprar sempre no seu estabelecimento. Outra boa estratégia é o uso dos descontos progressivos, que aumentam o volume de vendas. Por exemplo: na compra de um engradado de cerveja, o cliente recebe 10% de desconto, se levar dois, terá 20%, e assim por diante.
Escolha um local adequado
A escolha de um local adequado é de muita importância. Caso seu objetivo seja atender o consumidor final, é essencial que o local escolhido esteja em um ponto de grande trânsito de pessoas.
Outro fator importante é escolher um local com acesso a seus fornecedores. Ruas e bairros com acesso limitado de caminhões de grandes dimensões precisam ser evitados.
Escolha um local que lhe dê possiblidade de montar um bom estoque, conciliando com um espaço adequado para atender o consumidor final, com bons freezers e prateleiras.
Avaliar a facilidade de estacionamento para seus clientes também é importante nos tempos de hoje.
Site e vendas pela internet
Leve seu negócio para a internet e venda mais! Ter um site é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, no mercado atual.
O consumidor de hoje, quando precisa comprar algo, entra na web, faz uma busca e entra em contato com as empresas listadas.
Se a sua distribuidora de bebidas não tiver um site, o cliente não vai encontrá-la e recorrerá à concorrência. O que isso significa na prática? Que você estará perdendo vendas! Criar um site atraente e profissional permite que isso não aconteça!
Ao colocar o site no ar, é muito importante que você use todo o potencial da internet. Nada de construir uma página estática, apenas para apresentação de dados institucionais e contatos da empresa.
Você deve usar o site para vender bebidas! O negócio online vai ampliar o número de clientes e as compras também. Apenas tenha cuidado para automatizar a gestão das lojas física e virtual, de forma que haja total integração entre ambas, incluindo os controles de estoque e finanças.
Estude seus concorrentes
Antes de começar, é importante que você tenha conhecimento dos concorrentes que você vai precisar enfrentar.
Estude o negócio de cada um deles e veja os pontos fortes e pontos fracos. Entre no mercado pronto para oferecer um serviço de qualidade, que não deixe a desejar em relação à sua concorrência.
É claro que muitos concorrentes já têm uma estrutura muito bem montada e anos de experiência, mas isso você também irá conquistar com o tempo. O que você precisará fazer, neste caso, é se diferenciar com um excelente atendimento e boas estratégias de venda.
Objetivo
É importante definir exatamente quais as bebidas que serão vendidas inicialmente em sua distribuidora, para facilitar o gerenciamento de seu estoque e a compra com os fornecedores.
Você irá ofertar uma grande diversidade de bebidas ou sua distribuidora terá um foco em produtos específicos de nicho, como cervejas artesanais, por exemplo?
Essas decisões devem ser tomadas a partir de um estudo aprofundado da faixa etária do público o qual se pretende atingir, renda média e hábitos alimentares do público da sua localidade, dentre outros fatores.
Sua distribuidora pode optar por atender somente aos consumidores ou então realizar parcerias e fornecer bebidas para restaurantes, bares, empresas produtoras de eventos e lanchonetes, dentre outras.
A escolha da atuação da empresa é uma oportunidade que se apresenta em diversas fases de maturidade de um negócio, e cada decisão tomada costuma ser extremamente importante para o futuro do negócio.
Este é o motivo pelo qual você precisa ter muito embasamento antes de decidir qualquer assunto relacionado ao futuro de seu negócio.
Por exemplo, caso você opte pela venda para restaurantes, é muito provável que seus clientes queiram receber a bebida diretamente no local, o que gera um esforço maior para articulação dos stakeholders com a finalidade de atender às expectativas de seus clientes.
Neste exemplo a venda para restaurantes consome recursos de sua empresa, como tempo e dinheiro, mas talvez não seja esta a melhor escolha para investimento destes recursos limitados.
Por vezes a venda ao consumidor final é mais lucrativa, e focando seus recursos nesta opção seria capaz de otimizar os resultados obtidos.
É importante ressaltar que vendendo diretamente para os consumidores finais, a margem de lucro da sua distribuidora será maior do que atendendo a grandes encomendas por parte de outras empresas.
Com um bom planejamento e muita dedicação, você tem grandes chances de ser bem-sucedido nesse ramo.
Agora é colocar a mão na massa e ir em frente.
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