DicasEmpreendedor
Como conseguir parcerias e fortalecer sua rede de contatos
Postado em: 11 de Outubro de 2018 às 09:15 Por Redação
Ter uma rede de contatos valiosa é levar o seu negócio ainda mais longe.
Desde que o mundo é mundo, o ser humano apresenta a necessidade de se comunicar com os demais e ampliar sua rede de contatos. Desse modo, além de protegido, ele estaria também desenvolvendo seu lado social e sua empatia em relação ao próximo. Como resultado temos os primeiros povoados e início das civilizações.
E é possível trazer esta mesma dinâmica para os dias de hoje na vida de cada um de nós: buscamos interagir com outras pessoas para que criemos nossas redes de contato, que além de fortalecer relacionamentos pessoais, também desenvolvem relacionamentos profissionais.
Neste artigo vamos mostrar alguns passos para que você amplie as possibilidades de parcerias para o seu negócio e fortaleça sua rede a partir dos pilares da metodologia do Effectuation, criada por Saras Sarasvathy: “Quem sou? Quem conheço? O que sei?”, que diz respeito à criação e/ou ampliação dos negócios de acordo com o que os empreendedores têm a seu alcance (algo que vai muito além do investimento ou capital para iniciar).
O primeiro passo é: circule! Visite feiras, eventos e workshops da área. Isso desenvolverá diretamente os três pilares da metodologia. Ao circular por feiras, eventos e workshops da área, você pode fortalecer principalmente o pilar do “Quem conheço?”, porque terá a chance de trocar cartões e ideias com muita gente!
E muitas dessas pessoas com certeza estarão interessadas em fazer parcerias de negócio também. É hora de ver como o mercado se comporta, quem está nele e com quem você pode se juntar para ir mais longe. Aproveite esta chance!
Além disso, ir a esses lugares também trabalha o pilar do “Quem sou?”, porque pode desenvolver uma nova visão de mundo em você (trazendo reflexões sobre sua identidade, sonhos e autoimagem) a partir da sua experiência em campo e junto com outras pessoas que possivelmente pensam da mesma maneira que você.
E por último, para desenvolver o pilar “O que sei?”, com os workshops, principalmente, você poderá aprimorar suas habilidades e aumentar o seu conhecimento sobre vários temas como gestão financeira, marketing e afins.
Além da parte técnica que isso pode trazer, esse tipo de encontro é um jeito de aprender trocando, por meio das experiências compartilhadas, entendendo o que pode dar certo e o que pode dar errado em alguns momentos da vida do seu empreendimento.
Percebeu algo em comum nessas dicas? Todos os momentos citados anteriormente contam com a presença e interação de pessoas em um mesmo espaço. Então, é possível dizer que ao serem trabalhados estes três pilares, você conseguirá parcerias e fortalecerá sua rede de contatos.
É preciso o passo inicial: saia do seu negócio e vá conhecer gente nova! Ou, se preferir, utilize as redes sociais! Elas também são ferramentas estratégicas para conseguir parceiros e parceiras por meio de grupos e páginas oficiais que discutem assuntos pertinentes ao que você deseja.